Cultura

Oportunidade: Residência Artística em Maputo para criadores dos PALOP

Residência Artística

AAMCM – Associação dos Amigos do Museu do Cinema em Moçambique abriu candidaturas para a primeira edição da Residência Artística UPCYCLES. Uma iniciativa de incentivo à criação artística, à mobilidade e ao intercâmbio entre artistas emergentes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que terá lugar em Maputo.

Devem concorrer artistas visuais emergentes, dos PALOP, que desenvolvam a sua prática artística em campos vários de execução multimédia e que apresentem um ante-projecto para a re-utilização de recursos de arquivos audiovisuais públicos e/ou privados.

A inscrição é feita via formulário online: http://bit.ly/2TxBOVk O período de candidatura decorre de 30 de Março a 15 de Maio de 2019, e os resultados serão divulgados no dia 25 de Maio de 2019.

Durante um período de 2 meses, num regime de desenvolvimento à distância, seguido de 10 dias intensivos de finalização e montagem, os participantes serão orientados para a concepção e criação de obras multimédia que “reciclem” imagens do arquivo audiovisual destes países e proporcionem novas interpretações da História e da Memória, a elas associadas, criando novas narrativas.

O trabalho será acompanhado por dois formadores principais e por uma tutora e equipa técnica de apoio às questões de exibição dos trabalhos desenvolvidos. Os últimos 4 dias do programa são dedicados, exclusivamente, à montagem de uma exposição e sua inauguração pública, a 7 de Agosto de 2019, no espaço da Fortaleza de Maputo.

De referir que, a UPCYCLES oferece 100% do valor da viagem internacional (até 800 euros), alojamento, apoio à alimentação e 100 euros para materiais necessários à montagem da exposição.

O projecto conta com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Os interessados poderão consultar o regulamento aqui.

Associação Amigos do Museu do Cinema em Moçambique
A AAMCM é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2016, que se dedica à pesquisa e comunicação sobre a(s) História(s) do Cinema em Moçambique. Anualmente, a AAMCM realiza um Seminário Internacional e uma Exposição Anual Temporária, cujos temas vão compondo a base de dados de um futuro Museu Digital online. Este trabalho, com um objectivo essencialmente educativo, é realizado através de actividades que incluem estudantes e docentes de diferentes graus de ensino e aventura-se agora numa iniciativa de fomento à criação, através da reutilização do património dos arquivos audiovisuais dos PALOP.