Lusofonia Mundo Tecnologia

Engenheiro moçambicano é o novo chefe de Tecnologia da Informação da ONU

Bernardo Mariano
© 360 Mozambique
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou ontem a nomeação de Bernardo Mariano Jr. como Diretor de Tecnologia da Informação (CITO), secretário-geral adjunto, escritório de tecnologia da informação e comunicações na sede das Nações Unidas em Nova York.

Bernardo Mariano tem 28 anos de experiência no sistema das Nações Unidas e organizações internacionais, mais recentemente como Diretor de Informação e Diretor de Saúde Digital e Inovação da Organização Mundial da Saúde (OMS), onde liderou a jornada de transformação digital da organização, aproveitando tecnologias digitais e inovações para acelerar o alcance dos objetivos estratégicos da OMS.

Com uma carreira que começou em 1993 na Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Moçambique, na qual Bernardo Mariano continuou com o OIM no Haiti, Mali, Angola, Quênia, Kosovo e África do Sul, além de Genebra, Suíça, antes de ingressar na OMS em 2018.

Foi Conselheiro Regional Sênior da IOM para a África Subsaariana (2017-2018), Diretor Regional para a África Austral (2009-2015) e Diretor de Informações da IOM (2015-2017, 2002-2011), tendo defendido iniciativas de transformação de negócios, impulsionando inovações em sistemas de operação e gestão, sistemas de planejamento de recursos corporativos, tecnologia da informação, gerenciamento de projetos e infraestrutura de rede.

Sobre o Autor

Karlley Frota

Karlley Frota é um profissional digital, é o fundador do portal STP Digital, foi responsável de Departamento de Marketing e Comunicação da Unitel São Tomé e Príncipe de (2014-2017), formado em Informática de Gestão, é especialista em Marketing Digital de Conteúdo, Web Developer, SEO e Redes Sociais.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error: O conteúdo está protegido!!