No passado dia 17 Outubro, fui convidado para representar a minha Universidade (Tongji University – Shanghai) no primeiro Fórum sobre Estudantes Internacionais da África na China. Enquanto estudante santomense de Doutoramento em Business Administration, com interesse de pesquisa na Responsabilidade Social Corporativa (RSC) foi uma grande oportunidade.
O encontro teve lugar em Pequim (capital da China) e reuniu 49 estudantes internacionais africanos de 36 países diferentes, bem como embaixadores africanos e corpos diplomáticos na China e outros convidados.
O foco principal deste evento foi discutir a amizade entre a China e a África. Durante o evento, enfatizamos a importância desta cooperação para ambas as partes e como podemos aumentar essa cooperação contribuindo para o desenvolvimento das relações China-África e para a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
Diversas questões relevantes tanto para a China como para África foram discutidas durante o certame. Qual a razão do aumento dos estudantes africanos na China? Como os chineses entendem a África e como os africanos entendem a China? Quais são as suas responsabilidades? O que os seus países, pais e famílias esperam deles? Como os estudantes africanos podem apresentar as universidades dos seus países para atrair os chineses para estudar lá também? Quais são as dificuldades que os estudantes africanos enfrentam na China, em termos de idioma e cultura? Qual a importância da cooperação China-África, o que foi feito e o que pode ser feito? Como os estudantes africanos na China podem contribuir usando seus conhecimentos para o desenvolvimento de seus países?
Compreender como a China tem vindo a crescer gradualmente também é importante para os estudantes africanos conhecerem e implementarem nos seus países. Foi uma jornada muito produtiva. China e África enfrentaram e ainda enfrentam os mesmos desafios, então ambos os lados devem trabalhar juntos por uma vida melhor para as pessoas e a humanidade.
Add Comentário