Cultura S. Tomé e Príncipe

“Os Tesouros do Pico Cão Grande”- Nova obra da escritora Mirian de Deus

“Valorização e proteção da cultura, da fauna e da flora” é o que nos propõe a escritora santomense, Mirian de Deus, na sua nova obra “Os Tesouros do Pico Cão Grande” que será lançada já amanhã, dia 1 de setembro, às 17 horas, no auditório da UCCLA, em Lisboa (Portugal).

Após o lançamento da sua primeira obra poética intitulada “Pérolas Soltas”, a escritora de 21 anos traz agora aos leitores um livro infantil intitulado “Os Tesouros do Pico Cão Grande”. Uma obra que será apresentada pela estilista e escritora santomense Alice Goretti Pina, havendo também diversas intervenções no auditório.

Escolhi a UCCLA por ser o lugar onde lancei o meu primeiro livro, pelo excelente trabalho que têm feito em prol da comunidade africana e por ser uma casa com um público fiel. Isso ajuda na divulgação do trabalho. – explica Mirian de Deus.

O título da obra surge do desejo da jovem escritora de resgatar a santomensidade nos adultos e cultivar o espírito patriótico nas crianças.

Talvez seja algo que eu queira ser e que procuro ser: alguém que constantemente se vê debatendo com sigo mesma buscando formas para ajudar a alavancar um país. Gostaria que todos nós tivéssemos essa responsabilidade. De, no que somos e no pouco que fazemos, de forma justa e ética, buscar alavancar o nosso país.” – afirma.

Com a chancela da Colibri Edições, o novo livro de Mirian de Deus narra a história de “Albertina Nglandji”, uma menina escolhida para proteger os tesouros do Pico Cão Grande.

Nesta história, Mirian de Deus faz questão de focar nos principais valores humanos, na valorização e proteção da cultura, da fauna e da flora.

Eu pretendo transmitir tanto as crianças como os adultos que nós os santomenses somos os verdadeiros tesouros de São Tomé e Príncipe. Esse livro também vem juntar os aspetos mais interessantes do país: a cultura, a gastronomia e o nosso Pico Cão Grande. Como diz no resumo do livro é a oportunidade que encontrei para apresentar São Tomé e Príncipe aos descendentes africanos e a nós que já conhecemos mostrar algo que nos identificamos e nos representa.” – diz Mirian.

Ainda segundo a autora, o livro contém lições educativas através de mensagens que incentivam as crianças a acreditarem nos seus sonhos, a amar o próximo e os animais e não abater as árvores, entre outras mensagens que se pode tirar fazendo apenas uma viagem usando a imaginação.

O livro que tem aproximadamente 30 páginas, demorou na sua totalidade 4 meses para estar pronto e contém também um glossário e um questionário que leva tanto as crianças como os adultos a “refletirem se conhecem os tesouros do nosso país e como têm tratado esses tesouros”.

A escolha da data para o lançamento desta segunda obra foi especialmente para celebrar os anos de Mirian de Deus, cujo aniversário é no dia 1 de setembro.

No ano passado eu lancei muito próximo do meu aniversário. Esse ano decidi fazer dois em um, economizar despesas e aproveitar as pessoas que vão estar no lançamento para festejar comigo.” – afirma a autora.

Mirian conta-nos ainda que haverá diversos momentos musicais pela cantora Khira, pelo rapper Pekagboom e pelo cantor Celso Baía.

Os livros da Mirian de Deus encontram-se disponíveis na Livraria Nón em São Tomé.

 

Sobre a autora

Mirian de Deus nasceu em São Tomé e Príncipe, no dia 1 de setembro de 2000. Filha de Maria Izilda Cabral Gomes Duarte e de Manuel Argentino da Madre de Deus, natural de São Tomé. Ficou órfã dos pais aos 5 anos, em julho de 2006, vítimas de acidente de viação. Foi criada no Bairro do Hospital pelos familiares e num colégio de Madres onde aprendeu muito sobre viver em comunidade.
Em 2018, Mirian de Deus recebeu uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian, em cooperação com a Fundação Mãe Santomense, para fazer o curso de Bioquímica na Universidade de Évora, em Portugal.
Em 2020, lidando com diversas crises existenciais, encontrou refúgio nos poemas e nas histórias que criava, e desde então nunca mais abandonou a sua paixão. Extremamente comprometida e apaixonada pelas crianças, os seus poemas e histórias são maioritariamente dedicados à proteção e educação das crianças.
Em 2021, lançou a sua primeira obra poética intitulada “Pérolas Soltas”, na UCCLA. No mesmo ano, ingressou na Universidade Nova de Lisboa para fazer o seu mestrado em Bioquímica.

Sobre o Autor

Akaisa Borges

Akaisa Borges, é uma jovem versátil de espirito aventureiro, licenciada em Gestão de Empresas pela University of International Business and Economics (UIBE), Beijing, China. Actualmente é assistente de comunicação de marketing na empresa Tela Digital Media Group, apaixonada por arte, cultura e marketing. Ela acredita na lei da atração e está em constante busca por novos desafios.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error: O conteúdo está protegido!!