A Microsoft começou a liberar o recurso de VPN grátis integrada do browser Edge 110 na passada quarta-feira, 22/02. A ferramenta Edge Secure Network já está disponível para alguns utilizadores e permite esconder o IP da sua máquina para obter mais privacidade online e evitar anúncios direcionados.
O que é uma VPN?
Rede Virtual Privada, ou VPN, é um túnel que cria uma conexão absolutamente segura entre múltiplos dispositivos. Permite aos seus utilizadores navegar na internet da forma mais privada, sem se preocuparem com quaisquer restrições ou rastreio externo.
Lembramos que o serviço Edge VPN é baseado na infraestrutura Cloudflare, funciona de maneira semelhante a qualquer outra VPN competitiva, mas obviamente é muito mais integrado ao browser.
No entanto, ele não permite que você escolha um servidor em um país ou local específico, mas permite personalizar a experiência do utilizador de três maneiras diferentes: usando a VPN apenas em sites específicos, apenas ao conectar-se a uma rede pública ou não segura ou para um site sem um certificado válido ou deixando-o ligado o tempo todo.
A Microsoft permite que certos utilizadores testem até 15 GB de tráfego mensal gratuito, mas o limite deve retornar a 1 GB agora que o recurso parece estar na versão estável do Edge. Quem precisar de mais dados terá a opção de adquirir tráfego extra.
A Microsoft quer garantir ao seu browser ainda mais funcionalidades, ao mesmo tempo que o torna mais seguro e com a capacidade de garantir a proteção aos utilizadores.