Opinião Panorama Tecnologia

Opinião: A relevância inegável dos Correios na era Digital

Na era digital, onde a velocidade da informação e a instantaneidade são fundamentais, muitos questionam a relevância dos Correios. Contudo, é imperativo reconhecer que essa instituição mantém sua importância, mesmo em um mundo conectado digitalmente.

Translator

 

Em primeiro lugar, os Correios representam uma ponte essencial para milhões de pessoas que residem em áreas remotas ou carentes de infraestrutura digital. Enquanto muitos desfrutam da facilidade das compras online, há comunidades inteiras que dependem dos Correios para receber bens essenciais, medicamentos e correspondências.

Além disso, a logística desempenhada pelos Correios é crucial para o comércio eletrônico. Em um país insular como São Tomé e Príncipe, a rede de distribuição dos Correios é indispensável para garantir a entrega de encomendas via aérea ou marítima, contribuindo para o crescimento do e-commerce e a inclusão de pequenos empreendedores.

Mesmo diante da revolução digital, muitos serviços financeiros ainda dependem da infraestrutura física. Os Correios desempenham um papel crucial ao oferecer serviços como envio e recebimento de dinheiro, especialmente para comunidades onde os bancos não estão acessíveis, como por exemplo as comunidades de Porto Alegre, sul da ilha de São Tomé, Santa Catarina, norte da Ilha de São Tomé e as duas Roças localizadas na parte norte da Ilha do Príncipe, Sundy e Belo Monte.

Além disso, em um cenário onde a segurança cibernética é uma preocupação crescente, os Correios continuam a ser uma opção confiável para o envio de documentos e correspondências importantes, garantindo a confidencialidade e segurança das informações.

Portanto, é evidente que, apesar do avanço da digitalização, os Correios continuam a ser um pilar fundamental para a conectividade e inclusão económica e social para as Ilhas Maravilhosas do Equador. É crucial valorizar e modernizar essa instituição, criar uma estratégia de credibilidade, informatização e confiança desta instituição.

É urgente promover a mudança de comportamento, com firmeza no seio das instituições são-tomense. Quero ver São Tomé e Príncipe com uma cultura próspera e futurista, onde haja igualmente de oportunidades para todos.

Obrigado.

Sobre o Autor

Karlley Frota

Karlley Frota é um profissional digital, é o fundador do portal STP Digital, foi responsável de Departamento de Marketing e Comunicação da Unitel São Tomé e Príncipe de (2014-2017), formado em Informática de Gestão, é especialista em Marketing Digital de Conteúdo, Web Developer, SEO e Redes Sociais.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error: O conteúdo está protegido!!