Política

Aeroporto Internacional de São Tomé passa a chamar-se “Nuno Xavier”

Nuno Xavier

O Aeroporto Internacional de  São Tomé e Príncipe passou a chamar-se Aeroporto Nuno Xavier em homenagem ao engenheiro aeronáutico e o primeiro Presidente da Assembleia Constituinte do país. Em 12 de Julho de 1975, Nuno Xavier proclamou a Independência Nacional e assinou o tratado de independência, que pôs termo a 500 anos de colonização portuguesa.

A cerimónia de atribuição do novo nome ao aeroporto Internacional de São Tomé e Príncipe foi presidida no dia 11 de Julho pelo Primeiro-Ministro, Jorge Lopes Bom Jesus.

“Estamos a comemorar a quadra festiva dos 47 anos da nossa independência. Relembrar que a independência é um património inalienável. Por isso, ter o nome de Nuno Xavier Daniel Dias, intimamente ligado a este momento alto de liberdade do povo de São Tomé e Príncipe me deixa honrado.” – Jorge Bom Jesus

Nuno Xavier

Nuno Xavier Daniel Dias, natural do distrito de Mé-Zóchi, foi o primeiro santomense a chefiar o serviço de aeronáutica civil de São Tomé e Príncipe, tendo ajudado a expandir a pista do aeroporto. Foi eleito para a Assembleia Constituinte em 

Faleceu em 11 Junho de 1976 num acidente aéreo na Vila Nova de Gaia, em Portugal, quando desempenhava as funções de ministro do Equipamento Social e Meio Ambiente.

Sobre o Autor

Redação

Diário Digital generalista, que prima pelo jornalismo exigente e de qualidade, orientado por critérios de rigor, isenção e criatividade editorial. Acreditamos que a existência de uma opinião pública informada, activa e interveniente é condição fundamental da democracia.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
error: O conteúdo está protegido!!