Covid-19 Saúde

Covid-19: vacina para pessoas dos 30 aos 59 anos

O Ministério da Saúde apela a população entre 30 e os 59 anos, que se dirija aos pontos de vacinação do seus respetivos distritos e na Região Autónoma do Príncipe, para receberem a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Os grupos-alvo desta fase são os profissionais de saúde, militares, forças de segurança pública, bombeiros, proteção civil, docentes de todos os níveis de ensino desde os jardins escolas ao ensino superior, motoqueiros, feirantes, taxistas, comerciantes, trabalhadores do turismo, e a população em geral.

O Ministério frisa que a vacinação é gratuita, sendo possível fazer a vacina nos dias úteis da semana, no período das 8 horas às 16 horas. Esta fase de vacinação arrancou a 30 de Agosto e termina no dia 14 do mês corrente.

Recorde-se que São Tomé e Príncipe recebeu no mês passado, o segundo lote de vacinas doadas por Portugal, que inclui 37 mil vacinas AstraZeneca. E, que Portugal fez o envio do primeiro lote de 12 mil vacinas a 10 de Julho.

No último boletim Covid-19, o Ministério da Saúde anunciou o registo de uma morte por covid-19, subindo o número total de mortes para 38 por acumulação. Registou-se ainda 4 casos novos em São Tomé e 1 na Região Autónoma do Príncipe, totalizando assim 2.697 casos acumulados.

Todavia o boletim indica ainda 7 recuperações, subindo para um total de 2.468 pessoas dadas como recuperadas da doença. 191 pacientes com covid-19  estão sob vigilância, sendo que 6 pessoas encontram-se internadas no Hospital de Campanha em São Tomé, 181 em isolamento domiciliar em São Tomé e 4 na Região Autónoma do Príncipe.

De acordo ao Ministério da Saúde até a primeira quinzena de Agosto foram vacinadas com as duas doses da vacina cerca de 11.873 pessoas. E, com a primeira dose da vacina 32.114 pessoas. Até meados de Setembro, o governo pretende vacinar mais de 19.000 pessoas.

É de recordar, que mesmo após as duas doses da vacina, o Ministério da Saúde recomenda que lave as mãos com frequência, use máscara e mantenha o distanciamento social de pelo menos um metro. Caso tenha sintomas como febre, tosse deve contactar as linhas de emergência de São Tomé (115) e a da Região Autónoma do Príncipe (116).

Sobre o Autor

Katya Aragão

Licenciada em Ciências da Comunicação e Cultura – Comunicação e Jornalismo pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal), atualmente é jornalista de profissão, curiosa por natureza e produtora por paixão. Gosta de aprender sobre tudo o que a rodeia, é uma leitora-em-série, acredita no poder dos sonhos e das grandes ideias. É editora chefe do STPDigital.net, organizadora do TEDxSãoTomé, activista na ONG Galo Cantá, da qual foi fundadora e presidente.

error: O conteúdo está protegido!!