Covid-19 Saúde

São Tomé e Príncipe regista mais 4 casos positivos do novo coronavírus

Ministério da Saúde
© Inventa
São Tomé e Príncipe registou mais 4 casos positivos do novo coronavírus, em 6 testes rápidos realizados nas últimas 24 horas, aumentando para 483 o número de infeções acumuladas no país, indicou hoje fonte do Ministério da Saúde.

De acordo com a atualização de hoje do boletim covid-19, divulgado pelo Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, efetuaram 6 testes rápidos, sendo que 4 deram positivos e 2 negativos, tendo o número total de casos subido de 479 para 483 por acumulação.

O número de óbitos continua em 12, e segundo as autoridades de saúde, no hospital de campanha estão 5 cidadãos internados com infeção pelo novo coronavírus, 398 estão em isolamento domiciliar, 4 pacientes sintomáticos respiratórios, 11 cidadãos em quarentena na Região Autónoma do Príncipe e 68 casos recuperados.

Por outro lado, o Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, prorrogou ontem, pela quinta vez consecutiva, o estado de emergência em em vigor desde 17 de março, para combater a propagação da covid-19, anuncio que foi feito ontem pelo porta-voz do Governo, Adelino Lucas.

Em África, há 4.069 mortos confirmados em mais de 141 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, a Guiné Equatorial lidera em número de infeções (1.306 casos e 12 mortos), seguida da Guiné-Bissau (1.256 casos e oito mortos), São Tomé e Príncipe (483 casos e 12 mortos), Cabo Verde (435 casos e quatro mortes),  Moçambique (254 casos e dois mortos) e Angola (77 infetados e quatro mortos).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

A maioria das pessoas que contraem a COVID-19 tem sintomas ligeiros a moderados e recupera sem necessitar de tratamento especial.

MS / Agência Lusa