Como profissional que é, abraçar os desafios representam uma grande importância para o seu sentimento de utilidade e a sua visibilidade como tal. E é por isso que, como advogada, cidadã, abraça causas que dêem um real sentido a vida, tudo que possa parecer realmente importante.
Ao receber o convite por parte do TEDxSãoTomé para ser oradora este ano, Carla ficou surpreendida, pois já se havia interessado pelo TEDx desde a primeira edição deste evento em São Tomé, o que a levou a investigar sobre este. “Então a partir daí pude ver que as pessoas que são convidadas a participar ou para conferenciar são pessoas que têm algo para oferecer, que possa ser aproveitado, que possa trazer uma mudança e que possa de certa forma, inspirar e impulsionar mudanças nas pessoas. E assim que me foi feito o convite, fiquei surpresa porque também não sabia em que contexto teria que falar, mas depois de um encontro com a organização pude perceber melhor o tema, qual o contributo que eu poderia dar ” disse Carla.
No que diz respeito ao seu tema: “O Lugar da Mulher é em todo o lado!”, Carla espera que com a mensagem que quer passar, possa servir de alerta para toda a sociedade e principalmente para as mulheres, pois tenciona centrar-se mais no papel da mulher como tal, na forma de tentar ver, o posicionamento, que a mulher hoje ocupa, a sua importância nas suas atividades, “porque o seu trabalho é muito meritório e atualmente as mulheres têm acumulado variadíssimas tarefas, dentro e fora de casa. A mulher dispõe de uma grande força interior que a faz conseguir conciliar estas situações, por isso que, a ideia é despertar essa importância nas mulheres, pois, realmente somos portadoras de alguma mudança e podemos alertar um pouco os homens neste sentido, para que eles também reconheçam os nossos esforços, diga-se de passagem redobrados, para gerir toda a nossa vida (marido, filhos e trabalho)”, acrescentou.
Sobre a realização do TEDx em São Tomé e Príncipe, Carla acredita que é de extrema importância em todos os sentidos, e elogia a presidente da ONG Galo Cantá, Katya Aragão, por trabalhar firme junto a sua equipa em todas as edições até então, e que este é um mérito que ninguém pode lhe tirar. Para a oradora, as conferências do TEDx por serem feitas um pouco por todo o mundo, demonstra que os sãotomenses estão atentos. Primeiro, por acompanhar a tendência que se faz ao redor do mundo e segundo, por colocar São Tomé e Príncipe no centro do mundo.
“Somos um país pequeno, insular, mas estamos atentos as preocupações que nos rodeiam e essas conferências vêm transmitir um pouco disso. Se cada um trouxer um pouco da sua experiência e incrementar para servir de exemplo de inspiração, serviria de um motor valioso para os problemas que enfrentamos. É importante sim, trazermos bons exemplos que tenham um efeito contagioso nas pessoas, para que elas sintam-se motivadas e que se sintam capazes de prosseguir, ir atrás, cada um no seu contexto”.
Carla acredita muito em alcançar metas. Para ela motivar as pessoas é a chave que cada um de nós precisa para concretizarmos os nossos objectivos, proporcionando sempre novas histórias que sirvam de inspiração as pessoas. “Sei que toda a organização tem o seu custo e que naturalmente as conferências têm que ter um valor pecuniário, mas que as pessoas não vejam isso como um obstáculo, e sim, uma forma de contribuírem para que o TEDxSãoTomé possa ser um prato cheio de alimentos. “Queremos ver as pessoas saírem da sala mais completas, mais inspiradas, mais elucidadas a partir dos temas que vão ouvir, por venha daí”.
Add Comentário