O referido evento contou com mais de 10.000 participantes, incluindo prestadores de cuidados de saúde, decisores políticos, investigadores, académicos e representantes dos meios de comunicação social de 70 países de língua inglesa, francesa, espanhola e portuguesa, participaram no Luminary através do modelo híbrido para beneficiar de cinco sessões científicas e sociais paralelas para promover a capacidade e a sensibilização dos cuidados de saúde em 42 especialidades médicas críticas e mal atendidas.
No seu discurso de aprestação, a primeira dama expressou: “Esta é a minha primeira aparição como membro desta prestigiosa “Merck Foundation First Ladies Initiative” (MFFLI), como embaixadora da campanha “More Than a Mother” e como Convidada de Honra na 10ª Edição do a Merck Foundation Africa Asia Luminary. Gostaria de felicitar a Fundação Merck por celebrar o seu 6º aniversário, mas também soube que os seus programas de desenvolvimento começaram em 2012, por isso estamos também a celebrar hoje o 11º aniversário dos programas da Fundação Merck…”
Comemorando o 6º aniversário da Fundação Merck e marcando a jornada de 11 anos de seus programas de desenvolvimento, durante 2023 Luminary. A Fundação Merck relatou o impacto da concessão de 1.700 bolsas de estudo a médicos de 50 países em 42 especialidades críticas e carentes, como; Oncologia, Diabetes, Prevenção Cardiovascular, Endocrinologia, Fertilidade, Embriologia, Cuidados Reprodutivos, Cuidados Respiratórios, Cuidados Agudos e Intensivos, Cuidados Neonatais, Emergência Pediátrica, Cirurgia Avançada, Microbiologia e Doenças Infecciosas, Medicina Interna, Oftalmologia, Psiquiatria, Cuidados Paliativos e Tratamento da Dor e mais. A Merck Foundation marcou o Mês de Conscientização sobre o Câncer durante sua conferência anual. Durante a 10ª Edição do Merck Foundation Africa Asia Luminary , as Primeiras Damas de 11 Países Africanos , também os Embaixadores da Fundação Merck “More Than a Mother” , celebraram o 6º Aniversário da Fundação Merck e marcaram a jornada de 11 anos da Fundação Merck programas de desenvolvimento iniciados em 2012. Durante o primeiro dia da conferência, foi realizada a Sessão Plenária da Merck Foundation Africa Asia Luminary 2023, durante a qual foi realizada uma reunião do painel de alto nível da Cimeira da Iniciativa das Primeiras Damas da Fundação Merck.
O segundo dia da conferência contou com cinco importantes sessões médicas e científicas paralelas sobre Oncologia, Diabetes e Hipertensão, Fertilidade e Cuidados Reprodutivos, e capacitação médica de outras especialidades, como; cuidados respiratórios, agudos, cuidados pediátricos e neonatais de emergência e muito mais. Além disso, uma sessão de sensibilização comunitária, a sessão de formação em meios de comunicação de saúde da Fundação Merck, também será realizada para os jornalistas africanos, para enfatizar o importante papel que desempenham para influenciar a comunidade a criar uma mudança cultural com o objectivo de quebrar o estigma da infertilidade, apoiar Educação das Raparigas, Acabar com a VBG, Acabar com o Casamento Infantil, Acabar com a MGF e Empoderamento das Mulheres a todos os níveis.
Os países participantes da 10ª Edição do Merck Foundation Africa Asia Luminary incluem:
Angola, Bangladesh, Benin, Botsuana, Burkina Faso, Burundi, Camarões, Canadá, República Centro-Africana, Camboja, Chade, Costa do Marfim, República do Congo, República Democrática do Congo, Egipto, Etiópia, França, Gabão, Alemanha , Gana, Guiné – Bissau, Guiné – Conacri, Índia, Indonésia, Quénia, Lesoto, Libéria, Malawi, Malásia, Mali, Mauritânia, Maurícias, México, Moçambique, Mianmar, Namíbia, Nepal, Níger, Nigéria, Peru, Filipinas, Rússia , Ruanda, Senegal, Serra Leoa, Somália, África do Sul, Sri Lanka, Sudão, Tanzânia, Tailândia, Gâmbia, Togo, Tunísia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Uganda, EUA, Vietnã, Zâmbia, Zimbábue e muito mais.
A Fundação Merck, criada em 2017, é o braço filantrópico da Merck KGaA Alemanha e visa melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas e melhorar as suas vidas através da ciência e da tecnologia. Os nossos esforços centram-se principalmente na melhoria do acesso a soluções de saúde de qualidade e equitativas em comunidades carenciadas, na construção de capacidades de saúde e de investigação científica e na capacitação de pessoas em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), com especial enfoque nas mulheres e nos jovens.