O evento de lançamento, terá lugar na CACAU e, contará com a presença do Primeiro-Ministro e Chefe do Governo, Patrice Trovoada, outros membros do governo, o Conselho de Administração da UNITEL STP e outros convidados ilustres.
Segundo o comunicado de imprensa, a “quarta geração de telefonia móvel – 4G – vai permitir que todos os clientes da UNITEL STP possam ter maior velocidade e maior qualidade, trará maior proximidade e, com isso, uma maior experiência no uso da internet.”
O objetivo do evento é apresentar a todos, em primeira mão, o serviço 4G da UNITEL STP e “quais os ganhos que esta nova tecnologia trará para o dia a dia da população das duas ilhas”.
Esta tecnologia 4G permite velocidades de navegação de 100 megabits na Internet ‘wireless’, permitindo fornecer serviços e dados de vídeo com maior largura de banda do que o atual 3G.
Assim, será possível desenvolver novos serviços e funcionalidades, em áreas como a educação, a saúde e a administração pública, entre outras. A operadora ainda não revelou as tarifas deste novo serviço.
Recorde-se que apesar do 4G ser uma novidade para o país, a tecnologia já evoluiu para a quinta geração. Todavia, o 5G ainda está distante da realidade dos santomenses. A rede 5G permite velocidades ultrarrápidas, baixos tempos de resposta, transmissão de quantidades enormes de dados, assim como a conexão de milhões de equipamentos e aplicações em simultâneo.