Cultura S. Tomé e Príncipe

5ª Edição do São Tomé Fest Film conta com 5 filmes nacionais em competição

A cinematografia de realizadores santomenses estará em foco em mais uma edição do SÃO TOMÉ FEST FILM, que celebra este ano o seu oitavo ano de atividades com o regresso do festival à capital do país.

Após quatro anos “em off”, em decorrência da pandemia da Covid-19, o Festival Internacional de Cinema está de volta com diversas novidades incluindo o lançamento de uma nova plataforma que servirá de apoio ao Festival.

Em entrevista ao STP Digital, Hamilton Trindade – Diretor do SÃO TOMÉ FEST FILM, falou-nos um pouco das expetativas para esta 5ª edição do Festival e dos desafios enfrentados pela organização durante os 8 anos desde a criação do primeiro, e até então, único festival internacional de cinema de São Tomé e Príncipe.

8 ANOS DE DESAFIOS  

Com a sua primeira edição realizada em 2014, o SÃO TOMÉ FEST FILM, completa este ano, 8 anos de existência, seguindo sempre o mesmo objetivo de “colocar São Tomé e Príncipe na rota do Cinema Internacional”.

Segundo Hamilton Trindade, após a 4ª edição realizada em 2018, a organização viu-se obrigada a suspender o festival por causa da pandemia que surgiu no ano seguinte, condicionado também pelo fato de haver poucos filmes produzidos na altura, o que levou os organizadores a mudarem de estratégia.

Em adição, como acontece com todos os projetos, o festival também passou por muitos outros desafios.

“Tínhamos um grande défice de filmes feitos por realizadores santomenses. Então nós decidimos realizar o festival de 2 em 2 anos de forma a ter espaço para que houvesse pequenas produções a participar no festival”. _ explica Hamilton

O segundo maior desafio apontado pelo Diretor, é a falta de recursos e meios para montar um Festival completo.

“Durante os festivais, para além da exibição dos filmes é pressuposto acontecer outras atividades paralelas, e formativas, como Workshops e outras atividades. Embora esse seja um dos focos do festival a falta de recursos por vezes impedem que o mesmo se realize, mas estamos a fazer o nosso melhor para conseguimos ter algumas dessas atividades a decorrer no festival pelo menos 2 vezes ao ano”.

Ainda segundo Hamilton, por se tratar de um Festival Internacional, a análise e seleção dos filmes torna-se também um grande desafio.

“Os números de filmes variam muito. No momento estamos numa média de 700 ~ 800 filmes recebidos, mas estamos a tentar criar mecanismos para reduzir estes números.” 

 SOBRE A 5ª EDIÇÃO

Segundo Hamilton Trindade, além da nova plataforma já disponível ao público, uma das grandes novidades para esta edição é a participação de realizadores de vários países do continente africano que terão as suas obras cinematográficas em competição durante o festival.

Hamilton acrescentou também que durante o festival serão exibidos um conjunto de filmes que abordam questões ambientais, sociais e de igualdade de género enquadrando assim na temática escolhida para esta edição – “A preservação do meio ambiente”.

No que toca a cerimónia de abertura da 5ª edição do SÃO TOMÉ FEST FILM, Hamilton avançou, sem deixar escapar muito, que será exibido um documentário, cujo parte da história passa-se em São Tomé.

“Depois da cerimónia de abertura nós vamos exibir um filme muito giro, um documentário. Eu não vou dar spoiler, mas é um documentário que tem partes que acontecem em São Tomé. É uma história muito comovente.”_ afirma o diretor do festival

Hamilton fez menção também aos projetos cinematográficos de jovens realizadores santomenses, cuja estreia será feita no 3º dia do festival (28 de outubro, 2022) pelas 17:30 horas no Centro Cultural Português, resultado da parceria com o São Tomé Film Lab – projeto levado a cabo pela Tela Digital Media Group.

“O São Tomé Film Lab é uma iniciativa muito promissora para apoiar e criar talentos na área da produção audiovisual em São Tomé.” _ explica Hamilton

O Diretor afirmou ainda que o projeto contribui positivamente para que haja mais filmes feitos por realizadores santomenses no festival.

“Esses projetos ajudam a dar uma grande visibilidade ao país, isto porque são veículadas notícias em diversos meios de comunicação sobre o Festival de São Tomé e Príncipe só pelo fato de haver filmes de realizadores santomenses nesse determinado festival.” 

OBJETIVOS E EXPETATIVAS

Sobre os objetivos ao longo prazo para o SÃO TOMÉ FEST FILM o Diretor, Hamilton Trindade, afirmou que pretende “continuar a realizar os festivais e continuar a divulgar o cinema santomense mundo afora”.

“Nós já chegamos até aqui, não foi fácil, estamos a sobreviver e queremos continuar a sobreviver durante muitos anos com a ajuda nomeadamente dos nossos parceiros. Se não fossem eles, se calhar poderíamos ter deixado de fazer os festivais”.

Hamilton aproveitou para convidar as pessoas a fazerem parte do festival que já consta na agenda cultural do país, e espera que “vença o melhor filme”.

O SÃO TOMÉ FEST FILM decorre de 26 a 29 de outubro, no Centro Cultural Português, Aliança Francesa e Centro Cultural Brasil – São Tomé e Príncipe. A programação estará disponível brevemente no site oficial do festival www.saotome/festfilm.com.

De salientar que a 5ª edição do SÃO TOMÉ FEST FILM conta com o apoio do Camões Instituto de Cooperação e da Língua de São Tomé e Príncipe, Centro Cultural Brasil -São Tomé e Príncipe, Aliança Francesa, IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, e com a produção da ASSECOM-CA, coprodução da Tela Digital Media Group e da On Time Entertainment, em parceria com Rede de Cinema e Audiovisual PALOP-TL, Festival Internacional de Cinema de Avanca e Porto Femme – Festival Internacional.

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

Akaisa Borges

Akaisa Borges, é uma jovem versátil de espirito aventureiro, licenciada em Gestão de Empresas pela University of International Business and Economics (UIBE), Beijing, China. Actualmente é assistente de comunicação de marketing na empresa Tela Digital Media Group, apaixonada por arte, cultura e marketing. Ela acredita na lei da atração e está em constante busca por novos desafios.

Add Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

error: O conteúdo está protegido!!