Cultura

Aoaní d’Alva estreia “Devaneio” em Lisboa

Aoaní d'Alva

A atriz santomense Aoaní d’Alva estreia na quinta-feira, 5 de maio, às 18 horas, a peça de teatro “Devaneio”. Uma criação conjunta da atriz, de Sara Marita, e Sofia Pádua. Um espetáculo de cerca de 50 minutos, que fica em cartaz até ao dia 8 deste mês, no Com Calma – Espaço Cultural, em Benfica (Lisboa, Portugal).

Devaneio passa-se num universo onírico, abalado constantemente pela violência do mundo real. Às temáticas subconsciente e sonho, acrescenta-se trauma e racismo, assim como pinceladas sobre feminismo interseccional e universo queer. Um projeto em constante processo de modificação e criação, cada versão apresentada é diferente da anterior, porque se alimenta e se cria consoante as circunstâncias do espaço e do mundo.

Aoaní d'Alva
Devaneio III @ Guilherme Gouveia

 

As criadoras referem que o projeto, resultante de uma residência de 3 meses no Com Calma, procura mais levantar questões do que responder às mesmas. Que assuntos são merecedores da nossa atenção no ambiente de insegurança e intolerância vigentes no mundo? Quanto tempo temos, quanto tempo damos? É tempo de sonhar outra realidade ou de revisitar o passado incrustado no nosso inconsciente?

Aoaní d'Alava
Devaneio III @ Guilherme Gouveia

Sofia Pádua (1996), é uma artista queer transdisciplinar, que busca usar o corpo, incluindo a voz, como uma ferramenta de exploração, improvisação e meio de comunicação. Apropria-se de palavras e através do som, do movimento e dos símbolos cria discurso político e social, marcado pela crítica e pela agitação. Licenciada em Ciências Musicais pela faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com um minor em Teatro, tendo feito práticas de performance, música, teatro e dança na Université Paris 8, fez ainda circo na Académie Fratellini. É mestranda em Teatro – Artes Performativas, na Escola Superior de Teatro e Cinema, trabalha como performer, criadora, atriz, encenadora, produtora, professora, fotógrafa e tem um grande amor à música, ao cinema e à dança.

Aoaní d'Alva
Devaneio III @ Guilherme Gouveia

Nascida no Porto, em 1999, Sara Marita estudou piano e composição no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Licenciou-se em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa e é mestranda em Teatro – Artes Performativas na Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa. Tem tido obras tocadas a nível nacional e internacional em vários. Trabalha habitualmente enquanto compositora e performer em projetos multidisciplinares que fundem música, teatro, multimédia, dança e movimento.

Aoaní Salvaterra nasceu em São Tomé e Príncipe em 1984. Licenciada em Comunicação Social – Jornalismo, pela FANOR, no Brasil, é mestranda em Teatro – Artes Performativas, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, emLisboa. Em 2012 lançou em Luanda, pela editora Chá de Caxinde, a coletânea de crónicas intitulada “Miopia Crónica”. Foi oradora no TEDxSãoTomé 2013. Desde 2017 tem trabalhado como atriz e performer em teatro, cinema e audiovisuais, com trabalho exibidos nos Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Itália e China.

Sobre o Autor

Redação

Diário Digital generalista, que prima pelo jornalismo exigente e de qualidade, orientado por critérios de rigor, isenção e criatividade editorial. Acreditamos que a existência de uma opinião pública informada, activa e interveniente é condição fundamental da democracia.

error: O conteúdo está protegido!!