Cultura

João Carlos Silva: “Há muito tempo que não víamos tanta gente nos eventos da Bienal”

IX Bienal

A IX Bienal de Arte e Cultura,  que teve o seu inicio no dia 25 de junho, subordinada ao tema “À (re)descoberta de nós…e dos povos da Língua Portuguesa”, terminou no passado dia 25 de julho na CACAU – Casa das Artes, Criação, Ambiente e Utopias, e contou com a presença de vários artistas de renome e de altos representantes de São Tomé e Príncipe.  

Em entrevista ao STP Digital, João Carlos Silva, Coordenador da CACAU e Promotor da Bienal, fala-nos sobre o balanço desta IX Edição da Bienal de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe.

“É extremamente positivo e interessante. Há muito tempo que não víamos tanta gente nos eventos da Bienal”. Houve uma multiplicidade de eventos, e coincidiu também com a reabertura da FACA (Fábrica das Artes Ambiente e Cidadania Ativa) na Roça Agua Izé, que teve a  participação especial do Projeto de Educação Ambiental da Sónia Pessoa, combinando assim diversas manifestações culturais da própria comunidade.” – afirma. 

IX Bienal

Segundo João Carlos Silva, o formato versátil desta IX edição da Bienal serviu também de uma oportunidade excelente para dezenas de jovens que foram formados em residências artísticas de curta duração. 

“A Bienal acabou por ser produzida de uma forma transversal e multidisciplinar, indo de encontro à vários públicos que existem em São Tomé e Príncipe.” – João Carlos Silva

Ao longo dos 30 dias do programa da Bienal de Arte e Cultura, várias atividades aconteceram com a participação de artistas renomados como o Senegalês Seyni Gadiaga, Paulo Sousa, René Tavares, Olavo Amado, Adilson Castro, entre outros. 

IX Bienal
Primeira Dama de São Tomé e Príncipe, Fátima Vila Nova, desfila no “TCHILOLI FASHION”

DESTAQUES     

– O  monólogo Geração Amílcar” , apresentado pelo grande ator santomense, Angelo Torres. Uma peça teatral que marcou a IX Bienal com a casa cheia no espaço renovado para espetáculo de música, teatro e dança. 

– A apresentação de diferentes danças culturais fora dos espaços convencionais de eventos, como a “Puita Sam Marçal” apresentada em S. Marçal, o “Danço Congo” em Neves,  Bulawê” de Angolares, Kapoeira” na Praça,  e os Terreiros”. 

A Caixa”poesia performativa apresentada pelo coletivo “Ilha dos Poetas Vivos”.

IX Bienal
Cena de “A Caixa”

 

– Os lançamentos de livros, como o Um Tango do escritor português João Pedro Bernardo, a apresentação do livro a África e o Mundo e uma conferência denominada A  Viagem das Plantas proferida pela professora Isabel Castro Henriques, antiga professora da Isaura Carvalho  a quem se dedicou a realização desta IX Bienal de Arte e Cultura de S.Tomé e Príncipe.

– As Residências Artísticas que desembocaram na peçaO Riso dos Necrófagos”, cujo grupo de jovens do teatro “Machine Gun” também participaram .

– O espetáculo Entre Nós apresentado pela Companhia de Dança Incusiva de São Tomé e Príncipe – ANKA.Uma magistral coreografia dirigida pelo Coreógrafo Santomense Tanyel Viegas” (como descreve o promotor da Bienal, João carlos Silva). 

– E, o“TCHILOLI FASHION”, desfile organizado pela designer de moda, Eva Tomé de Carvalho, que marcou o encerramento desta IX Bienal de Arte e Cultura, na qual uma das estrelas da noite foi a 1ª Dama de São Tomé e Príncipe, Fátima Vila Nova , que brilhou nas peças feitas à medida.

IX Bienal

ENCERRAMENTO

Foram homenageados no encerramento da Bienal, várias Figuras Santomenses que se destacaram na promoção dos valores culturais do país. Entre os quais estão: Albertino Bragança, Gilberto Gil Umbelina, Carlos Espírito Santo Bené, Amancio Carvalho, e a Senhora Maria Espírito Santo. 

Das entidades presentes no encerramento desta IX edição, destacaram-se as principais Figuras Políticas do país como a Sua Ex.ª, Presidente da República, Carlos Vila Nova, Presidente da Assembleia Nacional, Delfim Neves, e o Primeiro-Ministro, Jorge Lopes Bom Jesus. 

“Isto mostra que há um reconhecimento unanime desta Bienal que para 2024 continuará a ter o mesmo conceito”- diz João Carlos Silva. 

IX Bienal

Também estiveram presentes os jovens do “Teatro de Anguené” e os que fazem parte do “Machine Gun”. 

“O público Jovem é fundamental para os próximos tempos, é necessário educar para que os jovens participem ativamente em vários eventos, várias performances e debates..”– acrescenta. 

João Carlos Silva, faz menção ainda ao projeto “Anguené Teatro”, o primeiro grupo de angolar a ser formado em S. Tomé e príncipe, pelo Ator/Encenador e Diretor de Cinema Angolano, Miguel Hurst, cuja  a primeira ação do resultado do exercício de formação foi apresentada na Bienal. 

IX Bienal

A data escolhida para o encerramento desta IX edição da Bienal de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe coincidiu também com a apresentação do projeto “Resistência e afirmação Cultural” em Moçambique do qual Roça Mundo também faz parte. 

“E então é com esta ideia, esse sentimento que estamos a cumprir resistência cultural, e esta afirmação permanente de que a cultura é o grande veículo para o desenvolvimento dos nossos respetivos países que encerramos esta etapa, já prontos para começar a outra.”– João Carlos Silva

É de realçar todos os dias esse feito conseguido nesta IX Bienal,  uma (re)descoberta de nós e dos povos de língua portuguesa, mas também a (re)descoberta dos novos talentos que há em São Tomé e Príncipe.”- conclui

De resaltar que a IX Bienal de Arte e Cultura, insere-se no projeto Entreposto das Artes STP e Cabo Verde, financiado pelo PROCULTURA PALOP-TL, Ação financiada pela União Europeia, Cofinanciada e Gerida pelo Camões IP.

Sobre o Autor

Akaisa Borges

Akaisa Borges, é uma jovem versátil de espirito aventureiro, licenciada em Gestão de Empresas pela University of International Business and Economics (UIBE), Beijing, China. Actualmente é assistente de comunicação de marketing na empresa Tela Digital Media Group, apaixonada por arte, cultura e marketing. Ela acredita na lei da atração e está em constante busca por novos desafios.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error: O conteúdo está protegido!!