A estilista e modista Isa Neto anunciou o seu primeiro desfile de moda em São Tomé e Príncipe, que terá lugar no dia 9 de julho, às 15 horas na Fortaleza de S. Jerónimo. “Moda inclusiva” foi o tema escolhido para a sua mais recente coleção.
Isaura Pequeno, conhecida profissionalmente como Isa Neto é estilista, mestre em Ciências Jurídicas e empresária. Lançou a sua marca em Portugal no África Fashion by LXD, em 2017.
Após o período de pandemia que o mundo inteiro enfrentou, a estilista pretende reafirmar a sua presença no mundo da moda com gritos de liberdade, modernidade e inclusão.
O movimento da moda inclusiva surgiu em 2008. Produz roupas e acessórios voltados às necessidades dos diferentes tipos de corpos, procurando proporcionar as pessoas mais autoestima e liberdade.
Neste contexto, no evento do dia 9 de julho, a estilista pretende apresentar peças de roupas para “todo tipo de público”, peças casuais, formais, de gala; para crianças, jovens e adultos.
“Produzo peças únicas, especialmente para cada cliente, porém, seguindo sempre as tendências internacionais e atuais para que os meus clientes se sintam sempre na moda e confortáveis.”
Em conversa com o STP Digital, Isa contou que a sua paixão por roupas surgiu desde pequena.
“Eu tinha umas bonecas tradicionais e usava os restos dos tecidos que a minha mãe deixava para poder criar roupinhas para elas.”
A sua carreira na área de moda começou aos 18 anos quando recebeu de presente uma máquina de costura. Em 2007, abriu uma loja de roupas femininas e masculinas no centro da cidade de São Tomé.
Naquela altura, Isa ía ao Brasil para fazer compras de peças prontas a vestir para revenda. No entanto, o seu lado artístico e criativo começou quando estava a fazer o mestrado em Portugal.
“Juntei o útil ao agradável, aproveitei e fiz um curso de modelagem e costura.”
Depois de concluir a formação, em 2017, Isa levou à passerelle a coleção “MUALA”, que significa “Mulher” em crioulo forro. Uma coleção inspirada nas mulheres santomenses para as mulheres do mundo inteiro.
Naquela coleção, a estilista apresentou obras feitas de tecidos como renda, tecidos africanos 100% algodão, chiffon e sablé que enalteceu de forma modesta a determinação e a força das mulheres Santomenses.
O Atelier Isa Neto conta com uma equipa de cinco colaboradores que ajudam na confecção das peças que cria.
“As minhas peças são essencialmente personalizadas. Faço um pouco de tudo e para todos.”
Todavia, a estilista disse que se depara com alguns desafios, nomeadamente, a capacidade de criação de cada peça para cada contexto e pessoa específica, considerando sempre a sua personalidade.
“Exige de mim e da minha equipa muito tempo, dedicação e delicadeza porque boa parte do trabalho envolvido é feita à mão.”
Outro desafio é o preço, uma vez que, segundo Isa é difícil cobrar o preço justo que inclua todo o trabalho envolvido na confecção de uma peça.
A modista faz uso de tecidos como seda, brocado, chiffon, renda, chantilly, musseline, entre outros materiais que importa porque é difícil encontrar no mercado nacional.
Apesar dos desafios, Isa gosta do que faz e arranja tempo e motivação neles. Os seus clientes são amantes de um bom corte e bom acabamento, e a estilista faz questão de corresponder às expetativas deles.
De acordo a estilista, a satisfação dos seus clientes foi o que a motivou a ir mais longe, e, deste modo, organizar, pela primeira vez, um desfile de moda em São Tomé e Príncipe.
“Os preparativos para o evento estão a correr bem, embora alguns constrangimentos por falta de apoio.”
As divulgações e atualizações do evento estão sendo feitas nas suas páginas no Facebook e no Instagram sob nome Isa Neto.
Para ter acesso ao desfile, é só ligar para 9093865/9870671 e adquirir as pulseiras no valor de 250 dobras.
“Caso queiram adquirir uma peça minha, deixo ficar o meu WhatsApp – 9088324 para contato.”
Add Comentário