Cultura

Os Calema estão na final do Festival da Canção em Portugal

Festival da Canção

A verdade é que são no momento os maiores representantes da música santomense pelo mundo fora. Os Calema, Fradique e António Mendes Ferreira, nasceram em São Tomé e Príncipe, mas atualmente residem em Portugal, com visitas regulares ao solo sagrado que os viu nascer, e onde o povo devota-lhes neles amor, e a juventude esperança e inspiração.

A dupla, os Calema são agora concorrentes finalistas do Festival da Canção em Portugal, após terem participado na 1.ª semifinal do Festival da Canção em Lisboa, com o tema “A Dois“, composto e interpretado por ambos, com letra da co-autoria de Nelson Heleno e produção da Klasszik.

A dupla que neste momento soma já mais de 100 milhões de visualizações na plataforma YouTube e viveram em 2018 um ano intenso, com mais de cem concertos apresentados em doze países, conquistaram 18 pontos (10 do júri e oito do público), com a sua canção e é um dos quatro temas para a final do concurso, a 2 de março em Portimão.

Fradique em conferência de imprensa, demonstrou estar grato pela oportunidade e todo o apoio que têm recebido:

A nossa inspiração vem desse apoio que as pessoas depositam…

Antonio teceu elogios a importância da cultura para a construção da identidade musical dos Calema:

A cultura é essencial para a nossa identidade, nos inspira, queremos que Portugal apoie mais a cultura e jovens que queira fazer música, arte, isto é a identidade de um povo.

Nas redes sociais deixaram o agradecimento ao público:

Garantidamente 2 de Março vai ser um dia marcante para todos os concorrentes na fase final, a grande final do Festival da Canção, tem a missão de selecionar a nossa canção para Telavive, que poderá ser “A dois” com os Calema.