O coreógrafo e bailarino santomense, Tanyel Viegas, abraçou o desafio de ser um dos mentores dos concorrentes do “Vozes d’Obô”, sem pensar duas vezes. O STP Digital este à conversa com ele para saber mais sobre a sua missão.
Com objetivo de desenvolver e melhorar as técnicas performativas em palco dos concorrentes, Tanyel tem guiado os concorrentes do talent show de canto, elevando a sua qualidade e profissionalismo.
“O projeto “Vozes d’Obô” é uma iniciativa muito interessante, no panorama cultural do país, que vem promover e dar oportunidade aos novos talentos nacionais, valorizar e alavancar a cultura, a música, e sobretudo jovens músicos da nova geração”.
Para Tanyel Viegas, tem sido uma experiência boa trabalhar com os concorrentes.
“Darei o meu melhor dentro das minhas competências enquanto coreógrafo, para que estejam todos ao mais alto nível”.
O bailarino disse que os concorrentes do “Vozes d’Obô” já dispõem de alguma experiência em palco, e conseguem transmitir uma expressão dinâmica de acordo com a música que interpretam.
Como coreógrafo, Tanyel procura desenvolver mais as competências dos concorrentes a nível de colocação em palco, expressão corporal e facial, descontração emocional em palco, e danças complementares durante as suas apresentações.
“A postura em palco e coreografia estão relacionadas e interligadas numa conexão, assim como a música e dança, a coreografia ajuda a descontrair e absorver o nervosismo, a timidez, o stress, que por sua vez passa uma energia positiva na postura do artista em palco o que permite melhor a expressão”.
Tanyel deixou uma mensagem de encorajamento, e incentivo aos concorrentes:
“Aproveitem esta oportunidade, para despertarem o vosso lado artístico, se envolver, não ter medo de errar, e acreditar nas suas potencialidades e capacidades”.
A segunda Gala do “Vozes d’Obô” acontece já amanhã, no Centro Cultural Brasil – São Tomé e Príncipe, e Tanyel acredita que vai ser uma noite magnífica e que estarão no palco bons artistas independentes.
“Acredito que sairá desta final bons músicos, com oportunidades de ingressar no mercado nacional. Acredito que vai ser espetacular”.
Tanyel é coreógrafo e bailarino profissional de dança há mais de 15 anos. Começou com a criação da sua escola School Dance e Companhia de Dança Inclusiva – ANKA, projetos na qual dirige até o momento. Tem como um dos objetivos promover aulas de dança, dentro e fora do país, com foco na expansão dessa arte pelo país, com a organização, aulas, eventos e espetáculos, pelo mundo fora, com participação especial em Angola, China, Moçambique, Portugal, França, Rússia e Áustria.