Economia S. Tomé e Príncipe

Banco Central de São Tomé e Príncipe anuncia colocação no mercado das novas notas de 5, 10 e 200 Dobras

Familia Dobras
O Banco Central de São Tomé e Príncipe (BCSTP) anunciou hoje o lançamento no sistema financeiro, a 26 deste mês, de novas notas de cinco e dez Dobras, justificando que as que estão em circulação “não se adaptaram as caraterísticas climáticas” do país.

Em comunicado distribuído a jornalistas, o Banco Central explica que as notas em circulação têm “apresentado um desgaste acelerado e pondo em causa os seus elementos de segurança”.

“Perante esses factos, o banco Central decidiu produzir as novas notas em papel algodão, com um design semelhante a anterior, sem janela transparente e com reforço das características de durabilidade e resistência”, indica o BC no comunicado.
A instituição refere ainda que “a substituição das notas anteriores produzidas em polímetro, será feita gradualmente por um período de co-circulação de ate dois anos”.

Num outro comunicado, o Banco Central de São Tomé e Príncipe anuncia que a partir também do dia 26 deste agosto serão postos em circulação novas notas de 200 Dobras, em substituição das antigas que foram recolhidas em 2019 “por irregularidades que comprometeram a credibilidade e a segurança do sistema financeiro nacional”.

O BCSTP sublinha ainda que as novas notas de 200 “apresentam um design completamente novo e incorporam elementos de segurança sofisticados e resistentes a contrafação”.

M. Barros/Vitrina

Sobre o Autor

Redação

Diário Digital generalista, que prima pelo jornalismo exigente e de qualidade, orientado por critérios de rigor, isenção e criatividade editorial. Acreditamos que a existência de uma opinião pública informada, activa e interveniente é condição fundamental da democracia.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
error: O conteúdo está protegido!!