Economia

São Tomé e Príncipe já recebeu 30 contentores de arroz do Japão

Arroz Japão

São Tomé e Príncipe já recebeu 30 contentores de arroz como parte de um total de 157 contentores doados pelo Japão. A entrega dos restantes contentores está prevista para este ano ainda, no âmbito do apoio anual da nação do Sol nascente ao programa de segurança alimentar do país.

O embaixador do Japão, Masaki Sato fez a entrega esta manhã no porto de São Tomé, numa cerimónia presidida pela ministra do Turismo, Cultura, Comércio e Indústria, Maria da Graça Lavres.

São 3.390 toneladas de arroz no valor de 260 milhões de yens japoneses, que correspondem a cerca de 3,6 milhões de dólares.

A ministra Maria da Graça Lavres disse que as receitas obtidas com a venda do arroz serão utilizadas para sanar, sobretudo, problemas sociais do arquipélago.

Recorde-se que, nos últimos três anos, os fundos resultantes da venda do arroz nipónico sustentaram o projecto de instalações de oxigénio no Hospital Dr. Ayres Menezes (São Tomé) e no Hospital Quaresma Dias (Príncipe). Os fundos foram ainda utilizados para a reabilitação de infra-estruturas escolares e apoio ao processo eleitoral de São Tomé e Príncipe.

São Tomé e Príncipe e Japão assinaram no último domingo, um novo acordo bilateral que prevê um milhão e seiscentos mil euros para apoiar o sector das pescas e a segurança alimentar nas ilhas maravilhosas.