Economia Sociedade

São Tomé e Príncipe prepara reabertura do Turismo com certificação “Clean and Safe”

Turismo STP
São Tomé e Príncipe prepara a reabertura do Turismo com a certificação “Clean and Safe” (Limpo e Seguro) para os empreendimentos do setor turístico – soube-se hoje de fonte governamental.

De acordo com a fonte, a iniciativa foi lançada pelo ministério do Turismo, através da direção Geral do Turismo e Hotelaria, em parceria com a Associação Santomense do Turismo, a Plataforma do Turismo Responsável e Sustentável e a ONG ALISEI lançou a iniciativa da certificação “Limpo e Seguro”.

A fonte adiantou que a direção do Turismo irá reconhecer as empresas do setor do Turismo que cumpram os requisitos estabelecidos pela OMS/Ministério de Saúde para evitar a contaminação dos espaços com o SARS-CoV-2 (novo coronavírus).

Os profissionais do setor do turismo serão submetidos a uma formação de capacitação sobre os procedimentos de limpeza, higiene e medidas básicas de prevenção e controlo do Covid 19, acrescentou a fonte.

Esta iniciativa destina-se aos empreendimentos turísticos, restaurantes, rent a cars, agência de viagens e turismo, lojas turísticas, sítios de Interesses turísticos e guias turísticos, concluiu.

O selo atribuído a cada empresa estará associado ao seu número de Registo na DGTH que, em coordenação com as entidades competentes, irá realizar fiscalização aleatórias aos estabelecimentos aderentes.

Esta medida, articulada com a Associação Santomense de Turismo, a Plataforma do Turismo Responsável e Sustentável e a ONG Alisei e com contributos de outras associações do setor, tem como objectivo sensibilizar os empreendimentos para os procedimentos mínimos a adotar e incentivar a retoma do setor do turismo a nível nacional e internacional, reforçando a confiança de todos no destino São Tomé e Príncipe e nos seus profissionais e recursos turísticos.

WMB / Agência STP Press