Lusofonia Sociedade

Tozé Cassandra recebeu Prémio Lusofonia 2021 e dedica ao país

O antigo presidente do Governo Regional da Ilha do Príncipe foi homenageado em Lisboa, na V Edição da GALA PRÉMIOS DA LUSOFONIA. Uma Gala de reconhecimento  de cidadãs e cidadãos da lusofonia que se distinguiram por obra e carreira nas mais diversas atividades e áreas.   

José Ramos Cassandra foi galardoado pelo prémio especial lusofonia, no âmbito de todo o seu percurso  e exercício profissional, da qual o seu desempenho é considerado pela entidade  da premiação como sugestivo de ser um caso de estudo. 

Divulgação

“A atribuição do prémio a José Ramos Cassandra do Prémio Especial Lusofonia 2021 representa o justificar de um reconhecimento de um trajecto de uma ação e obra que atingiu o grau de excelência.”  referiu Raquel Flores da organização do evento. 

Fotografia: Rui Lóis

O prémio foi entregue por António Quintas, embaixador de São Tomé e Príncipe em Portugal, e o diploma foi entregue pelo Adalberto Cravid, um nome sonante da diáspora são-tomense no Reino Unido.  

Divulgação

O laureado além de tecer agradecimentos, reconheceu a iniciativa como instrumento da sociedade civil e da participação de toda comunidade lusófona, de partilhas e experiências.

“Diferentes mais unidos, cada um de nós com a sua diversidade”  afirmou o laureado no palco, que desafiou a rotatividade do evento por todos os países da língua portuguesa.  

“Precisamos levar a comunidade aos cidadãos, para que eles possam apropriar-se dessa grande comunidade” desafiou José Cassandra no palco. 

José Ramos Cassandra dedicou o prémio ao seu país ( São Tomé e Príncipe), particularmente à ilha do Príncipe.

A GALA PRÉMIOS DA LUSOFONIA  é um momento de celebração lusófona – celebração da arte, da cultura e da cidadania de língua portuguesa – onde a diversidade (todos os países de expressão oficial portuguesa têm personalidades galardoadas) e a paridade de género constituem ponto de honra.

Biografia cedida pela entidade organizadora:

JOSÉ CARDOSO DOS RAMOS CASSANDRA nasceu a 17 de Fevereiro de 1964, na Ilha do Príncipe, hoje Região Autónoma do Príncipe. Iniciou os estudos na Escola Primária Paula Lavres, na Ilha do Principe, seguiu os estudos secundários no Liceu Nacional de S. Tomé, cursou Engenharia Mecânica no Instituto Politécnico José Ramon Rodrigues, em Cuba. Em Oeiras, Portugal, licenciou-se em Recursos Humanos no INA – Instituto Nacional de Administração Pública.

De 2001 a 2006 JOSÉ DOS RAMOS CASSANDRA foi Deputado à Assembleia Nacional de S.Tomé e Príncipe. De 2006 a 2019 exerceu as funções de Presidente do Governo Regional na Região Autónoma do Principe. Foram quatro mandatos consecutivos e conseguidos. Nesta mesma condição foi membro do Conselho de Estado da República Democrática de S.Tomé e Príncipe; membro do Conselho Superior de Defesa. De 2014 a 2108 exerceu, ainda, a função de Presidente da Comissão Executiva da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

No quadro da alta missão de presidir o Governo Regional, liderando um processo de respeito e promoção das tradições históricas e culturais, de modernização e internacionalização da Ilha do Príncipe, cabe dizer que o desempenho apresentado constituiu um verdadeiro percurso de sucesso sustentável, quer ao nível da conceção estratégica das políticas globais, quer ao nível específico das políticas ambientais quer, ainda, e sobretudo, no plano da respetiva execução em todas estas áreas justificando, inclusivamente, ser considerado um verdadeiro ‘caso de estudo’.

Sobre o Autor

Mário Lopes

Mário Lopes, é um aficcionado por associativismo, marketing digital, comunicação, literatura e jornalismo! Conjuga diariamente todos estes múltiplos interesse com o sonho de ver São Tomé e Príncipe desenvolvido.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error: O conteúdo está protegido!!