Cultura Música

Já conhece os Rapazes do Milongo?

Os Rapazes do Milongo, a dupla santomense composta por Lucas (22 anos) e Moreno (25 anos) tem ganhado cada vez mais espaço no mundo musical. Apaixonados pela música, mudaram-se para Portugal com o objetivo de internacionalizar a sua carreira. O STP Digital procurou saber mais sobre a dupla que esteve no programa “Got Talent Portugal 2021”.

Lucas e Moreno consideram-se irmãos. Lucas nasceu em São Tomé e Moreno na Região Autónoma do Príncipe. Conheceram-se quando estudavam no Liceu Nacional (Lucas tinha 15 anos e Moreno já tinha 18).

Em 2017, lançaram a música “milongo” que veio definir o nome da dupla.

“A música vazou antes do lançamento e pra nossa surpresa as pessoas começaram a nos chamar os rapazes do milongo” – contaram.

“Milongo”, que significa feitiço de amor na língua santomé, levou a dupla a ter reconhecimento nacional. Foi composta (letra e melodia) pela dupla. Contaram também com o cantor santomense Mike Pinto, com quem tinham um projeto em comum com o objetivo de se lançarem no mercado.

 “Muitos pensam que foi “Milongo” a música que nos lançou no Liceu, mas na verdade foi a música “Farei de Tudo” que escrevemos quando ainda éramos do grupo STPkings”.

 Foi com grupo STPkings, que começaram a tocar e a cantar em bares em São Tomé. Apesar de já serem conhecidos a nível nacional, os Rapazes do Milongo sempre quiseram sair do país. Um sentimento partilhado por muitos santomenses.

Rapazes do Milongo

 

Um novo desafio

A dupla acabou por emigrar para Portugal em 2020. No entanto, não conseguiram custear os estudos, e, para se sustentarem trabalham nas obras de construção civil. Um destino muito comum para os jovens santomenses que deixam a ilha com rumo à Portugal.

No Got Talent Portugal 2021, o público vibrou com eles e deixaram os jurados impressionados com as suas vozes e talento musical.

“A ideia foi minha. Desde sempre que as pessoas diziam que nós devíamos ir, então vimos uma oportunidade em ganhar visualizações. Foi incrível a experiência, vivemos um sonho espetacular e alcançamos ainda mais do que imaginávamos” – disse Lucas.

A dupla inspira-se em Fradique e António dos Calema, que lhes deu um conselho que não esquecem: “Ninguém vai vos dar nada se vocês não trabalharem e correrem atrás do vosso sonho”.

“Admiramos muito os irmãos Calema… e graças aos seus conselhos visualizamos o caminho e fizemos a nossa parte”. – disseram.

No concerto dos Calema, que teve lugar no Coliseu dos Recreios (Lisboa), 14 de Janeiro de 2022, os Rapazes do Milongo concretizaram mais um sonho: dividir o palco com Fradique e António.

“Aquilo foi uma nostalgia, uma magia”. – disseram os Rapazes de Milongo.

Os Calema e os Rapazes do Milongo no concerto no Coliseu dos Recreios, Lisboa.

 

Nesse dia, os Calema garantiram continuar a apoiar a dupla. Na gravação do videoclipe da música “Onde anda” dos Calema, que conta com a participação do cantor brasileiro Zé Felipe, os Rapazes do Milongo tiveram a oportunidade de ver e aprender como eles trabalham.

Algumas das referências musicais nacionais da dupla são Haylton Dias, AG Flyzer e Mister Page pelas suas histórias de vida. E a nível internacionalmente apreciam Diogo Piçarra, Luan Santana, Bruno Mars, Post Malone, entre outros.

Atualmente, a agenda de Lucas e Moreno está cheia de espetáculos nos finais de semana por Portugal inteiro. Já têm 5 músicas disponíveis que serão atualizadas e relançadas. A dupla revelou ainda que brevemente vai lançar a sua primeira música desta nova fase da carreira dos Rapazes do Milongo.

“Só podemos dizer que agora é a hora de mostrar o nosso verdadeiro trabalho”. – concluíram.

Sobre o Autor

Jaquilza Gomes

Jaquilza Gomes é licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade de São Tomé e Príncipe (FCT/USTP). Participou na criação da obra conjunta “Ilhas de Palavras”. Nas horas livres dedica-se ao desenho, escrita, poesia, contos e reciclagem.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error: O conteúdo está protegido!!