Panorama Tecnologia

Panorama são-tomense de A a Z – O Impacto tecnológico na sociedade

© Francisco Nogueira
Nos últimos anos, São Tomé e Príncipe tem testemunhado um avanço significativo no campo da tecnologia, trazendo consigo tanto desafios quanto oportunidades para o desenvolvimento deste pequeno país insular apelidado como as Ilhas Maravilhosas.

Este impacto positivo não apenas transformou a forma como os são-tomenses interagem e se comunicam, mas também moldou a economia, a educação, telecomunicação e a sociedade em geral.

Primeiramente, é indispensável reconhecer os benefícios que a tecnologia trouxe para São Tomé e Príncipe. A expansão, modernização da rede de telecomunicações, e a entrada em 2014 de uma nova operadora de telecomunicação Unitel São Tomé e Príncipe, permitiu o acesso às informações digitais e ao conhecimento diversos, capacitando os cidadãos com ferramentas para aprender, empreender e colaborar com os ensinos a distancia. Além disso, com a introdução de serviços digitais como pagamentos móveis e comércio eletrónico, tais como Dobra Digital, SOKERU, BISTP Mobile e entre outros serviços das duas operadoras de telecomunicações que operam no país, vieram em modo geral facilitar a inclusão financeira e impulsionar o crescimento económico.

No entanto, esses avanços tecnológicos também expõem desafios significativos para São Tomé e Príncipe. Sem uma estratégia coerente e transparente de Comunicação e Marketing, grave deficiência nas infraestruturas energéticas no Pais, juntamente com a falta de habilidades digitais em certas comunidades, cria uma divisão digital que ameaça deixar para trás os menos favorecidos. Além disso, a rápida adoção de tecnologias muitas vezes supera as regulamentações e políticas necessárias para proteger a privacidade dos dados, a segurança cibernética e os direitos dos consumidores.

Diante desses desafios, é muito importante que as empresas privadas e os nossos governantes adote uma abordagem equilibrada para aproveitar ao máximo o impacto da tecnologia que hoje vivemos e cada dia tem estado a se tornar o pão de cada dia de muitos empreendedores digitais e influenciadores em diferentes áreas. Isso requer investimentos contínuos na infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação (TIC), programas de capacitação digital para toda a população e a implementação de políticas que promovam a inovação responsável e inclusiva como a Agência Nacional de Protecção de Dados Pessoais (ANPDP) de São Tomé e Príncipe tem estado a promover nas suas campanhas.

Além disso, é fundamental fomentar a colaboração entre o setor público, o setor privado e a sociedade civil GENUÍNO E COM O CONHECIMENTOS DAS LÍNGUAS LOCAIS, com conhecimento sobre a matéria para garantir que o desenvolvimento tecnológico seja orientado para atender às necessidades reais da população são-tomense. A criação de ecossistemas de inovação e empreendedorismo pode catalisar a criação de soluções locais para desafios locais, ao mesmo tempo em que promove a participação ativa dos cidadãos no processo de desenvolvimento tecnológico do País.

Estou convicto com a implementação do projecto (Digital São Tomé e Príncipe) para melhorar a equidade e a sustentabilidade dos serviços de telecomunicações entre as ilhas de São Tomé e Príncipe e reforçar a governação de dados, os sistemas de dados e a capacidade estatística, financiado pelo Banco Mundial em US$ 23.90 milhões, aprovado em 15 de junho de 2022, com termino em 30 de junho de 2027, liderado por Daniel Nogueira-Budny, que inclui cinco componentes chaves, tais como:

  • 1) A primeira componente, Acesso digital, tem as seguintes subcomponentes: (i) Ambiente propício para o desenvolvimento do mercado de banda larga e acesso digital; (ii) Conectividade ao Príncipe; e (iii) conectividade escolar.
  • 2) A segunda componente tem as seguintes subcomponentes: (i) Quadros jurídicos, estratégicos e políticos; e (ii) Plataformas e serviços governamentais digitais partilhados.
  • 3) A terceira componente, Censos Habitacional e Populacional, tem as seguintes subcomponentes: (i) Elaboração do Censo; (ii) Coleta de dados censitários; e (iii) Análise de resultados e divulgação.
  • 4) O quarto componente, Gestão e coordenação de projetos, visa financiar a capacidade de gestão e coordenação de projetos do Mutuário, incluindo aquisições, gestão financeira (FM), monitoramento e avaliação (M&A), bem como gestão ambiental e social (A&S).
  • 5) O quinto componente, Resposta de Emergência Contingente, é adicionado à estrutura do projecto para ajudar o governo a responder rapidamente a crises ou emergências elegíveis, incluindo desastres climáticos e naturais, e emergências de saúde pública.

Para concluir, o impacto tecnológico em São Tomé e Príncipe será uma mar de oportunidades nos próximos tempos, oferecendo tanto oportunidades transformadoras quanto desafios complexos. Ao adotar uma abordagem inclusiva e orientada para o desenvolvimento sustentável. São Tomé e Príncipe sendo um pequeno arquipélago com 1001 km², localizado a 350 km da costa ocidental de África, no Golfo da Guiné, composto por seis distritos e pela Região Autónoma do Príncipe, com uma população com mais de 230.000 habitantes (2024), cerca de metade da população têm menos de 18 anos, com uma taxa de matrícula no ensino secundário de 89%, PIB per capita de cerca de 2.400 dólares, taxa de pobreza de 15,6% a 2,15 dólares por dia, desigualdade de rendimentos (índice de Gini de 40,7), onde a inflação atingiu 25,3% em termos anuais em junho de 2023. Perante todas essas diversidade citas o pode se posicionar para colher os benefícios da revolução digital, capacitando seus cidadãos e impulsionando o progresso económico e social inclusivo.

Eu acredito e sempre acreditei num novo rumo para São Tomé e Príncipe.

Muitíssimo obrigado a todos.

Sobre o Autor

Karlley Frota

Karlley Frota é um profissional digital, é o fundador do portal STP Digital, foi responsável de Departamento de Marketing e Comunicação da Unitel São Tomé e Príncipe de (2014-2017), formado em Informática de Gestão, é especialista em Marketing Digital de Conteúdo, Web Developer, SEO e Redes Sociais.

1 1 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error: O conteúdo está protegido!!