Política

Governo decreta luto nacional de 24 horas

José Eduardo dos Santos
O governo decretou luto nacional de 24 horas com início a partir das  zero horas de hoje, dia 14 de Julho, em memória do antigo Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos. O político angolano faleceu no dia 8 de Julho deste ano, vítima de doença prolongada.

José Eduardo Van-Dúnem dos Santos foi figura ímpar no panorama político de Angola e de África, ex combatente pela liberdade dos povos africanos, pela democracia e pelo desenvolvimento de Angola nas últimas décadas.

No seu comunicado, o governo frisa que o político foi um grande amigo do povo de São Tomé e Príncipe tendo contribuído, enquanto Presidente de Angola, de diversas formas, para o processo de desenvolvimento do nosso país.
Em jeito de homenagem e em reconhecimento por tudo quanto fez no aprofundamento das relações de amizade e cooperação entre Angola e São Tomé e Príncipe, o governo entende declarar o luto nacional por um dia.
“Atendendo que inicialmente previa-se a fixação de Luto Nacional logo após o passamento físico e tendo em conta o processo para trasladação do corpo para Angola e o respectivo funeral de Estado, que se encontra neste momento dependente da decisão judicial, assim, o Governo, decidiu hoje, 13 de Julho, em Conselho de Ministros Extraordinário, decretar um dia de Luto Nacional, em virtude do falecimento de José Eduardo Van-Dúnem dos Santos, ex-Presidente da República de Angola.”- lê-se no comunicado.
Recorde-se que no cumprimento do dia de luto nacional, a bandeira nacional será hasteada à meia haste.
O governo informa ainda que ficam suspensas todas as atividades culturais, desportivas e recreativas, de caráter oficial, durante o período de luto.

Sobre o Autor

Redação

Diário digital generalista, que prima pelo jornalismo exigente e de qualidade, orientado por critérios de rigor, isenção e criatividade editorial. Acreditamos que a existência de uma opinião pública informada, activa e interveniente é condição fundamental da democracia.

error: O conteúdo está protegido!!