Política

Presidente da República Evaristo Carvalho quer mais poderes

Evaristo de Carvalho

O Presidente da República, Evaristo Carvalho, queixou-se da limitação dos seus poderes durante a cerimónia de posse dos novos assessores presidenciais, que se realizou no Palácio do Povo. “O poder do Presidente da República está praticamente reduzido aos actos de promulgação de diplomas produzidos tanto pela Assembleia Nacional como o governo”, desabafou o Chefe de Estado.

“O figurino actual da nossa constituição limita muito as intervenções do órgão Presidente da República, sobretudo, na esfera executiva”, disse Evaristo Carvalho.

O Presidente dos sãotomenses frisou que para prevenção de inconstitucionalidades e ilegalidades das iniciativas do poder executivo e do poder legislativo é necessário que o Presidente da República esteja seguro e informado para evitar atropelos, garantir a coesão social e para assegurar a estabilidade política.

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades Urbino Botelho é agora assessor do Presidente da República para Relações Internacionais, Elísio Teixeira, é o novo assessor Jurídico e o ex ministro da Economia e Finanças, Américo Ramos, é o novo assessor Económico e Financeiro.

A equipa presidencial tem também novo chefe da Casa Civil e da chefe da casa militar, respectivamente, Arlindo Pereira Bragança Gomes e Armindo Pinho da Fonseca e Silva Rodrigues.

De referir, que a relação entre a Presidência da República e o governo “azedou” com a exoneração do antigo governador do Banco Central, Hélio Almeida, em Janeiro do ano corrente.

Sobre o Autor

Redação

Diário Digital generalista, que prima pelo jornalismo exigente e de qualidade, orientado por critérios de rigor, isenção e criatividade editorial. Acreditamos que a existência de uma opinião pública informada, activa e interveniente é condição fundamental da democracia.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error: O conteúdo está protegido!!