O Palácio dos Congressos foi o palco da XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP em 27 de agosto. Chefes de Estado e de Governo, e representantes dos nove países membros estiveram presentes: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste, bem como a Presidente da Assembleia Parlamentar da CPLP, Teresa Efuan Asangono.
Na declaração final da XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, lê-se que “Os jovens são o garante do futuro sustentável da CPLP e que as alterações climáticas e a proteção do ambiente figuram entre as suas principais preocupações.”
O documento apela aos estados-membros que assumam o compromisso de intensificar os esforços para enfrentar as altas taxas de desemprego entre os jovens. Os estados-membros incentivaram a criação de programas de mobilidade e de intercâmbio de jovens na CPLP no intuito de reforçar o diálogo, a troca de experiências e o trabalho em rede.
Na XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, ficou decidido que a próxima presidência será assumida pela Guiné-Bissau. Ainda na conferência, o Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, foi agraciado com o “Prémio José Aparecido de Oliveira”.
No contexto da XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em 27 de agosto, foram assinados dois novos instrumentos de cooperação entre Brasil e São Tomé e Príncipe. São dois acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos entre a República Federativa do Brasil e a República Democrática de São Tomé e Príncipe, além de um Memorando de Entendimento entre o Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades da República Democrática de São Tomé e Príncipe.
Em 24 de agosto, São Tomé e Príncipe assumiu também a Presidência do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSAN), que anteriormente era liderado pelo Ministro da Agricultura e Florestas de Angola, António Francisco de Assis. Agora, esse cargo é ocupado pelo Ministro São-tomense da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Abel Bom Jesus.
No dia 25 de agosto, a XXVIII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP ocorreu sob a Presidência do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Gareth Guadalupe.
As atividades foram encerradas na noite de domingo com o “Festival da Juventude”, realizado em frente ao Estádio Nacional 12 de Julho, que atraiu uma multidão de pessoas de diversas localidades do país e visitantes, todos unidos para celebrar a juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O festival contou com a participação de artistas como 3Finer, Nerú Americano, Jay Oliver, Karboss, Kennya, Família Forte, entre outros.
À margem da conferência Direção da Cultura organizou uma ampla variedade de atividades culturais relacionadas com a juventude e a sustentabilidade, incluindo apresentações na Praça Yon Gato, no Parque Popular e no Museu Nacional, com grupos culturais musicais e teatrais, como Bulawê, Ranca Mandioca, “Coral de Agostinho Neto”, “Parodiantes das Ilhas” e “Caravana Africana”, que cativaram a população local e a comunidade estrangeira de 21 a 24 de agosto.
De 25 a 27 de agosto, todas as atividades culturais se concentraram na Avenida CPLP, que se encheu de entretenimento e empreendedores que abraçaram o tema da Conferência “Juventude e Sustentabilidade” e contribuíram para o evento.
Além disso, foi inaugurado o monumento “I LOVE STP” como parte da campanha “Um Novo Rosto”, que começou com a limpeza das ruas da capital. Essa obra de arte, localizada no jardim da UCCLA, foi projetada pelo artista plástico são-tomense Kwame Sousa, e inaugurada pela Ministra da Juventude e Desporto, Eurídice Medeiros, juntamente com o Presidente da Câmara Distrital de Água Grande, Tomé Lopes Pereira.
Add Comentário