S. Tomé e Príncipe Sociedade

CNJ STP presente pela 1ª vez no maior Fórum de Juventude da ONU

Calisto Nascimento
Presidente do CNJ
Nesta semana, a juventude de São Tomé e Príncipe marca presença no ECOSOC Youth Forum 2019, realizado na sede da ONU em Nova York, EUA, entre os dias 6 e 11 de abril. Pela primeira vez, o Conselho Nacional da Juventude marca presença neste que é considerado o maior fórum da juventude da ONU.

Os participantes do ECOSOC são envolvidos em sessões de brainstorming, painéis interativos e discussões com líderes mundiais. Além das sessões principais, uma série de eventos paralelos da qual estará também presente, segundo confirmou Calisto Nascimento, Presidente do Conselho Nacional da Juventude. de São Tomé e Príncipe.

Calisto Nascimento
Calisto discursando com os lideres

Calisto Nascimento, conta que está muito animado para trocar experiências com pessoas de outros países e aprender um pouco mais sobre os 17 ODS propostos pela ONU.  Esses objetivos procuram resolver questões que assolam o mundo, em diversos temas, e trazer dignidade à existência humana em todo o planeta. A agenda foi aberta em 2015 e tem até 2030 para atingir as metas propostas.

“Para mim é uma grande honra, representar o Conselho da Juventude do meu país e suas aspirações e sendo a primeira vez, a responsabilidade acresce, no intuito inclusive de abrir portas e oportunidades para que na próxima tenhamos uma delegação de  jovens do nosso país neste fórum.”

O ECOSOC Youth Forum, em tradução literal, Fórum da Juventude do Conselho Económico e Social (ECOSOC), funciona como uma plataforma onde jovens de todo o mundo debatem e propõem ações para as políticas adotadas pela ONU. As sessões são acompanhadas por membros do alto-escalão da Organização, além de membros do setor empresarial e de ONGs internacionais. Realizada desde 2012, a conferência anual oferece a oportunidade da juventude dar voz às suas opiniões, compartilhar ideias e pensar juntos em como alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.