A ADM Laboratórios, Clínica Dr. Hugo Azancot de Menezes, inaugurou o primeiro laboratório da marca na capital são-tomense. A cerimónia de inauguração foi presidida pela CEO e Especialista em Medicina do Trabalho na Centralab, Angola, a doutora Aida Guerra Azancot de Menezes, e contou com a presença do Ministro da Saúde, Dr. Célsio Junqueira.
A ADM Laboratórios pretende fornecer diversos serviços como: hematologia, bioquímica, marcadores tumorais, sorologia/infeciologia, endocrinologia/imunologia, microbiologia. Têm como valores a ética e responsabilidade, o desempenho, compromisso, inovação e qualidade. Durante a cerimónia foi apresentado o Dr. Olivier Bellier, médico francês, que será o diretor do laboratório.
“O laboratório trará novas oportunidades e vai reforçar os meios já existentes ao nível médico a partir das análises laboratoriais. Esperamos oferecer um atendimento e entrega de qualidade pela confiabilidade dos resultados, mas também pela rapidez dos seus resultados”, disse o Dr. Olivier Bellier.
Esse laboratório faz parte da tradição do sacerdócio da medicina, legado da família Menezes iniciado há mais de 100 anos.
Segundo a Dra. Aida Menezes, o seu avô, Dr. Ayres do Sacramento Menezes, foi um dos “percussores da luta de libertação nacional contra o colonialismo, o racismo e a discriminação”.
Após uma longa jornada medicinal na diáspora Ayres do Sacramento Menezes concorreu para o quadro da saúde de São Tomé e Príncipe, onde trabalhou como médico entre 1920 e 1926. “Foi o primeiro médico negro da então província ultramarina”. Foi deportado para Angola, por motivos políticos, e ali permaneceu até a sua morte.
A dimensão política e resistência anticolonial nunca estiveram ausentes no percurso de Ayres de Menezes. Chegou a ser preso, enfrentou riscos de vida, porém, foi salvo por ser amplamente reconhecido como médico de excelência.
Trabalhou em várias organizações de defesa dos interesses das populações africanas colonizadas por Portugal, principalmente em São Tomé e Príncipe, como a Junta de Defesa dos Direitos da África, a Liga Africana e a Liga dos Interesses Indígenas de São Tomé e Príncipe. Hoje empresta o seu nome ao principal hospital da cidade de São Tomé, o Dr. Hospital Ayres de Menezes, também conhecido como Hospital Central.
Hugo Azancot de Menezes, filho de Dr. Ayres do Sacramento Menezes, seguiu o legado da família e tornou-se médico e co-fundador do MPLA. Pelo seu percurso como co-fundador do MPLA apresentou o livro “Percursos da Luta de Libertação Nacional – Viagem ao Interior do MPLA, Memórias Pessoais”, que visa contribuir para a compreensão da luta de libertação do povo angolano, com ênfase na génese e evolução do MPLA. Pelo seu grande contributo como médico, a clínica Centralab em Luanda, Angola, carrega honrosamente o seu nome.
Hoje, os netos do Dr. Ayres Menezes, por exemplo a Drª Aida Menezes, o Dr. Ayres Guerra Azancot, bem como bisnetos, honram a tradição da família no setor da saúde.
“Como vêem isto é um laboratório de gerações, portanto temos um avô [Dr. Ayres do Sacramento Menezes], temos um pai [Hugo Azancot de Menezes] e os filhos e os bisnetos”, concluiu Aida Menezes.
A ADM Laboratórios é o primeiro laboratório privado em São Tomé e Príncipe.
Add Comentário