S. Tomé e Príncipe Sociedade

Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe e UNITEL STP celebram protocolo de colaboração para avanço tecnológico

Em um passo significativo rumo à modernização e eficiência, a Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe (PNSTP) e a UNITEL STP, operadora de telecomunicações santomense, firmaram um Protocolo de Colaboração Institucional.

Este acordo histórico, assinado pelo Comandante-Geral da PNSTP, Superintendente Adulcino de Ceita Tavares Daniel, e pelo Diretor Geral Adjunto da UNITEL STP, Eng. José Lino Teixeira, tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento tecnológico e a adoção de serviços digitais em São Tomé e Príncipe.

O protocolo, selado na cidade de São Tomé a 6 de fevereiro do corrente ano, delineia uma série de objetivos e áreas de cooperação entre as duas entidades. Reconhecendo o potencial das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no desenvolvimento socioeconómico e na construção de uma sociedade mais conectada e eficiente, as duas instituições acordaram em trabalhar em conjunto para promover a adoção de serviços digitais pela PNSTP com vista a melhoria de seus processos internos.

Na esquerda: Diretor Geral Adjunto da UNITEL STP, Eng. José Lino Teixeira. Na direita: Comandante-Geral da PNSTP, Superintendente Adulcino Daniel

Este acordo está enquadrado no terceiro eixo do Plano Estratégico 2021-2024 da PNSTP, centrado nas Tecnologias de Informação e Comunicação, Infraestrutura e Logística. O objetivo é obter apoio para o desenvolvimento de atividades de interesse mútuo, com foco especial em iniciativas para promover a adoção de serviços digitais pela PNSTP, visando contribuir para o reforço de sua imagem institucional.

Um dos pontos essenciais deste protocolo, é a elaboração e implementação de soluções tecnológicas inovadoras para aprimorar os procedimentos internos da PNSTP, com impacto na melhoria da eficiência e eficácia das operações policiais. Adicionalmente, esta parceria tem como meta a criação e implementação de serviços públicos digitais específicos para a segurança pública, tornando mais acessíveis os recursos e informações pertinentes.

Esta iniciativa conjunta representa um marco importante na jornada rumo à modernização do setor de segurança pública em São Tomé e Príncipe. Ao demonstrar o potencial transformador da colaboração entre instituições públicas e privadas no avanço tecnológico, este protocolo destaca-se como peça fundamental para o fortalecimento da segurança pública no país e o bem-estar da população.

Com esta parceria estratégica, espera-se não apenas um impulso no desenvolvimento tecnológico, mas também uma melhoria tangível na eficiência das operações policiais e na prestação de serviços digitais à população.

Este é um passo crucial na busca por uma sociedade mais segura, conectada e próspera em São Tomé e Príncipe.

Sobre o Autor

Jaquilza Gomes

Jaquilza Gomes é licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade de São Tomé e Príncipe (FCT/USTP). Participou na criação da obra conjunta “Ilhas de Palavras”. Nas horas livres dedica-se ao desenho, escrita, poesia, contos e reciclagem.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error: O conteúdo está protegido!!