Cinema Sociedade

“TEATRO na SEXTA” – Espetáculos performativos em São Tomé

 A Associação para o Desenvolvimento - Roça Mundo promoveu “Teatro na Sexta”, uma iniciativa que visa a criação de uma agenda cultural de apresentação regulares de espetáculos performativos. A iniciativa é coordenada pelo ator e professor de expressão dramática e performance santomense, Dério Quinto, e tem lugar duas vezes ao mês, às sextas-feiras na Cacau - Casa das Artes, Cultura, Ambiente e Utopias.

Teatro na Sexta é uma iniciativa desenhada por Dério Quinto, que junto a Associação Roça Mundo e graças as boas condições técnicas agora existentes na CACAU, criaram um espaço para espetáculos regulares em São Tomé com o objetivo de oferecer aos espectadores entretenimento cultural, a fim de divulgar e promover os grupos nacionais e contribuir para gerar receitas aos agentes culturais. 

O primeiro evento foi no dia 10 de Julho com a apresentação da performance “Muala” da performer e bailarina Bibiana Figueiredo. Até o momento, já foram realizadas 3 apresentações de espetáculos como: drama, Monólogo, performance de teatro e dança. Esses espetáculos, são da inteira responsabilidade dos grupos, performer, companhias que se juntam num só palco para animar as noites das Sextas.

Segundo o coordenador da referida iniciativa, Dério Quinto, umas das dificuldades que encontrar na concretização das atividades é a “não familiaridade dos [artistas] com a realidade de palco que encontram (iluminação, Rider Téc, construção de guião técnico) que é algo novo no país e nem todos os artistas desde encenadores a atores viviam antes”. Apesar dos pequenos percalços, “os artistas dão o melhor de si” para os diversos tipos de pessoas que reúnem as 19h na CACAU com um só objetivo, “ver arte ao vivo”.

Dério Quinto, Coordenador da Iniciativa Teatro Na Sexta
Dério Quinto, Coordenador da Iniciativa Teatro Na Sexta

 

“Tem sido muito positivo, tanto nos depoimentos que dão pós espetáculos ou nos momentos de conversa, as pessoas têm aparecido em número surpreendente, entre nacionais e estrangeiros residentes e/ou de passagem, temos tido em média mais de 62% dos lugares preenchidos. O que nos encoraja a continuar a fazer a nossa programação”.

 Sobre os planos ao longo prazo dessa iniciativa Dério Quinto garante:

 “[Teatro] terá uma agenda fluida de espetáculos performativos ao longo do ano. Haverá ofertas de entretenimento cultural quanto ao nível etário, …espetáculos infantis, e no último estágio também se prevê a criação de festival, com prémios e reconhecimento aos agentes culturais com um historial de apresentações”.

As reservas dos bilhetes são feitas através dos números: +239 994 6435 / +239 992 5694 ou podem ser adquiridos na CACAU.

 

 

 

Sobre o Autor

Jaquilza Gomes

Jaquilza Gomes é licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade de São Tomé e Príncipe (FCT/USTP). Participou na criação da obra conjunta “Ilhas de Palavras”. Nas horas livres dedica-se ao desenho, escrita, poesia, contos e reciclagem.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
error: O conteúdo está protegido!!