Tecnologia

Fórum Next Einstein lança apelo global para uma nova era de ciência e tecnologia em África

Next Einstein
Decorre em Dakar (Senegal), de 8 a 10 do mês corrente, o primeiro fórum global de ciência em África. O Next Einstein Forum (NEF) lançou um apelo global de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico em África. Com o movimento “Poderá o próximo Einstein ser africano?”, pede aos agentes da mudança de África e de todo o mundo para apoiarem o renascimento científico do continente.

O evento conta com mais de 700 participantes de 80 países, incluindo os 54 do continente africano, dos quais 52% são jovens e 40% são mulheres. De São Tomé e Príncipe, o TEDxSãoTomé foi convidado a participar representando o país. A representante do TEDxSãoTomé , Daena Costa Neto, disse que espera aprender mais sobre as alternativas para África em termos de tecnologia e saber como as coisas podem ser feitas pelos africanos para o seu próprio desenvolvimento.

Daena Costa Neto disse ainda que o facto de São Tomé e Príncipe estar a participar neste fórum reafirma a necessidade de investirmos em tecnologia no país e a necessidade de apoiar iniciativas como o TEDxSãoTomé, que pretende promover as criações que temos internamente e mostrar que têm qualidade e podem ser não só aplicadas no país, mas também exportadas para o continente. “Países como Senegal, Ruanda podem servir de exemplo para o nosso futuro e guias com quem poderemos aprender e partilhar as descobertas feitas, porque efectivamente o próximo Einstein pode mesmo estar em África”, acrescentou a representante de São Tomé e Príncipe.

O Next Einstein Forum Global Gathering 2016 é o principal fórum global de tecnologia e ciência em África organizado pela NEF, uma plataforma global que reúne os líderes da indústria, política, ciência e tecnologia. A primeira edição deste evento bienal irá abrir caminho para uma conversa animada sobre a transformação de África e do mundo através de uma atenção maior e renovada nas áreas da ciência, tecnologia e inovação. O NEF é uma iniciativa do Instituto Africano de Ciências Matemáticas (AIMS) em parceria com o Robert Bosch Stiftung.

Com um programa rico e empolgante centrado nos avanços na tecnologia e na ciência básica e aplicada, assim como um concurso de discursos de inovação, um Painel Presidencial com a presença do Presidente do Senegal, Macky Sall, e do Presidente do Ruanda, Paul Kagame, assim como outras sessões aliciantes, como encontros com cientistas e inventores pioneiros, a NEF Global Gathering 2016 está a ser transmitida em directo para um público global em www.nef.org.

O NEF foi apoiado pela Comissão da União Africana, assim como pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), pelos Governos do Ruanda, Senegal e África do Sul, a Academia Africana de Ciências (AAS) e um número crescente de parceiros do sector privado e da sociedade civil de todo o mundo, que pretendem fazer da comunidade científica africana um membro influente na comunidade científica internacional, o que irá garantir o desenvolvimento humano sustentável em África e noutras partes do mundo.

Sobre o Autor

Redação

Diário digital generalista, que prima pelo jornalismo exigente e de qualidade, orientado por critérios de rigor, isenção e criatividade editorial. Acreditamos que a existência de uma opinião pública informada, activa e interveniente é condição fundamental da democracia.

Don`t copy text!