Decorreu ontem a cerimónia oficial de lançamento do serviço 4G em São Tomé e Príncipe da operadora UNITEL STP. O evento foi presidido pelo Primeiro Ministro e Chefe do Governo, Patrice Trovoada.
Durante a cerimónia, a operadora exibiu o vídeo oficial da campanha #EUSOUCAMPEÃOUNITELSTP , que é protagonizada pela velocista santomense, Gorete Semedo, que também participou no evento.
O CEO e Administrador da UNITEL STP, Inoweze Ferreira, disse que o país já tem 80% de cobertura da tecnologia 4G, e que a operadora pretende promover um ambiente de negócios sustentável e propício ao desenvolvimento de uma economia digital.
“Estamos comprometidos a trabalhar em conjunto com as autoridades governamentais e regulatórias, para garantir que o princípio de uma economia livre seja efetivamente garantido em São Tomé e Príncipe,” disse Inoweze Ferreira.
Na sua intervenção, Patrice Trovoada, apelou a redução dos custos de comunicação para os santomenses:“não podemos pensar no desenvolvimento económico de São Tomé e Príncipe, na digitalização, se não revermos as tarifas também das telecomunicações”. Mas reconheceu o grande marco que é a vinda do 4G para o arquipélago.
“O 4G hoje trazido a São Tomé e Príncipe pela UNITEL constitui um salto quantitativo, um salto fundamental para um governo que quer digitalizar, de facto, o país; digitalizar a economia, digitalizar a educação, digitalizar a administração e, no fundo, trazer a São Tomé e Príncipe mais transparência, mais modernidade e mais oportunidade”, disse Patrice Trovoada.
O Primeiro Ministro adicionou que a velocidade de 4G vai permitir “construir uma autoestrada principal que cada um de nós poderá depois encontrar outras vias de saídas, nomeadamente, os jovens, quando, se fala de possibilidade de emprego”.
A operadora UNITEL STP está no mercado santomense há 8 anos, e realizou no dia 7 de Abril, os primeiros testes para lançamento do 4G, tendo informando que atingiu velocidades muito acima daquelas obtidas pela 3G.