Economia

São Tomé e Príncipe e Japão assinam novo acordo de apoio às pescas

Acordo Bilateral
© STP Press

Os governos sãotomense e japonês assinaram, este domingo, um novo acordo bilateral, que prevê um milhão e seiscentos mil euros para apoiar o sector das pescas e a segurança alimentar em São Tomé e Príncipe.

O acordo foi assinado no ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, numa cerimónia presidida pela ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Elsa Pinto, e pelo embaixador Massaki Sato.

Elsa Pinto sublinhou que esta ajuda financeira se insere no ano fiscal 2019 no intuito de abastecer o mercado nacional e melhorar a dieta alimentar e fortalecer o sector pesqueiro.

A ministra disse que este fundo servirá para aquisição de materiais de pescas, nomeadamente, embarcações, motores de bordos, redes, anzóis, entre outros.

Esta manhã, o embaixador nipónico foi recebido pelo Primeiro Ministro, Jorge Bom Jesus. O encontro serviu para reforço da cooperação e amizade entre as duas nações.

De referir, o apoio alimentar do governo japonês ao nosso país através da doação de arroz, cuja receita reverte para financiamento de projectos económicos e sociais, nomeadamente, construção de escolas, postos sanitários, abastecimento de água, etc.

Recorde-se que, em Setembro do ano passado, São Tomé e Príncipe apoiou o Japão votando contra a criação de um santuário de baleias no Atlântico Sul, proposta apresentada e chumbada na 67.ª reunião da Comissão Internacional Baleeira (CIB) em Florianópolis, no Brasil.