Ambiente

Região Autónoma do Príncipe apresenta projeto na COP26

Bandeira da Região Autónoma do Príncipe

A Região Autónoma do Príncipe e a EFRICAN vão apresentar um projeto de apoio ao crescimento sustentável com base em ação climática na 26ª Conferência das Partes (COP26), no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (na sigla inglesa UNFCCC) que decorre em Glasgow, de 31 de outubro a 12 de novembro de 2021.

O projeto “Roteiro para a Sustentabilidade Carbónica na Ilha do Príncipe”, com o apoio da Cooperação Portuguesa, através do financiamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática é uma iniciativa do Governo da Região Autónoma do Príncipe, através da Direção Regional do Ambiente e Conservação da Natureza e Reserva da Biosfera da Ilha do Príncipe.

O projeto pretende criar uma ferramenta participativa de apoio à decisão capaz de contribuir para o crescimento económico da Região Autónoma do Príncipe através de um caminho de baixas emissões de gases de efeito de estufa que potencie os serviços ecossistémicos que o Príncipe pode prestar à Comunidade Global.

Atualmente, a Região Autónoma do Príncipe é um sumidouro de carbono, o que lhe permite prestar um serviço à comunidade global. No entanto as projeções futuras indicam que esse estatuto pode ser perdido se não foram tomadas ações.

Em conjunto com Euronatura e a Efrican Foundation, o governo regional vai apresentar o projeto em curso sob a forma de side-event, com o tema “International cooperation as a pathway to climate action: Principe Island Roadmap”, que terá lugar no dia 10 de novembro, às 18H30.

A maior e mais importante conferência sobre o clima do planeta vai discutir 4 pontos principais:

  1. Assegurar a neutralidade carbónica global em meados do século e manter a meta de não ultrapassar 1,5 graus de aquecimento.
  2. Medidas de adaptação para proteger comunidades e habitats naturais.
  3. Mobilizar recursos financeiros.
  4. Trabalhar conjuntamente para obter resultados.

A próxima Conferência sobre Alterações Climáticas está prevista para o final de 2022, em Sharm El Sheikh, no Egipto.

Sobre o Autor

Redação

Diário digital generalista, que prima pelo jornalismo exigente e de qualidade, orientado por critérios de rigor, isenção e criatividade editorial. Acreditamos que a existência de uma opinião pública informada, activa e interveniente é condição fundamental da democracia.

error: O conteúdo está protegido!!