Economia

Visabeira: grupo português que vai comprar a CST à preço de bananas

Após a operadora Oi ter recebido uma proposta para venda de 51% das ações que detém na CST (Companhia Santomense de Telecomunicações), o Governo Santomense autorizou que este fosse  vendido por cerca de 5 milhões de euros, proposta apresentada pelo grupo Português Visabeira.

 Mas quem é a Visabeira?

Visabeira é uma empresa portuguesa de prestação de serviços de telecomunicações conhecida por assumir uma visão global, atuando em diferentes mercados e diversos sectores.

A empresa foi criada em 1980 para operar nos setores das telecomunicações e eletricidade. Sediada no centro histórico de Viseu, a empresa conta com 40 anos de atividade, nas mais diversas áreas de atuação.

Visabeira começou no setor de telecomunicações e eletricidade, passando a criar empresas que alavancaram as suas competências e capacidades em áreas como as infraestruturas, a metalomecânica, os materiais e equipamentos e a mecânica-auto, entre outros. Em 1988, ano de criação de muitas das empresas que se tornaram a espinha dorsal do Grupo, iniciou-se, também, a incursão no setor industrial com a criação da Mob, que mais tarde conquistou o estatuto de principal fabricante nacional de cozinhas. Foi também nesta altura que deram os primeiros passos para a criação de parcerias com o Estado Moçambicano, que resultou na criação da primeira empresa em mercados externos, constituindo assim a holding agregadora: o Grupo Visabeira.

Atualmente a empresa está presente em 16 países e comercializa os seus produtos e serviços para mais de 116 nações. Em Portugal Visabeira oferece serviços de produção de cerâmica e cristal, propostas turísticas e de restauração ( sendo este, dentro e fora de Portugal), planificação e construção de mobiliário de cozinha, serviços de saúde e de bem-estar e construção de projetos imobiliários.

No âmbito das telecomunicações, a atuação da empresa vai desde projeto à construção, instalação e manutenção de redes fixas e móveis, incluindo redes de última geração.

A Visabeira é parceira a 50% da respetiva empresa nacional de telecomunicações na TVCabo (Angola) e TVCabo (Moçambique), fornecendo radiodifusão e acesso à Internet através de redes de banda larga por cabo em Angola e Moçambique , duas ex-colónias portuguesas. Através da sua participação minoritária no capital da Portugal Telecom , a Visabeira desenvolve também outras atividades de telecomunicações.

Segundo a telesintese (site de notícias de telecomunicações e tecnologia da informação no Brasi) a participação da operadora Oi na CST foi avaliada em US$ 3,6 mi., com isso, o preço oferecido pelo grupo Visabeira supera o valor da avaliação.

Ao todo, a transação corresponde a 51% das ações, sujeito a ajuste no momento do encerramento da operação.

 

Sobre o Autor

Akaisa Borges

Akaisa Borges, é uma jovem versátil de espirito aventureiro, licenciada em Gestão de Empresas pela University of International Business and Economics (UIBE), Beijing, China. Actualmente é assistente de comunicação de marketing na empresa Tela Digital Media Group, apaixonada por arte, cultura e marketing. Ela acredita na lei da atração e está em constante busca por novos desafios.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
error: O conteúdo está protegido!!