O Banco Central de São Tomé e Príncipe abriu candidaturas para a 1ª Edição do SANDBOX para as Fintechs. Uma iniciativa que visa aumentar a oferta de Serviços Financeiros Digitais (SFD) no mercado são-tomense, que ainda se encontra numa fase muito embrionária.
No âmbito da implementação da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira (ENIF), o Banco Central pretende resolver este desafio fomentando a criação de Fintechs inovadoras através da criação da Sandbox.
A Sandbox para Fintechs é uma incubadora para incentivar a oferta de serviços financeiros inovadores, enquanto permite um acompanhamento de perto dos riscos associados a esses serviços.
Os Serviços Financeiros Digitais têm sido considerados como um dos meios mais eficientes para a penetração dos serviços financeiros no seio da população, graças à sua prolificidade e acessibilidade.
Os candidatos deverão ser indivíduos que tenham ideias inovadoras em três domínios, a saber:
- Pagamentos eletrónicos (e-payments) (alternativa ao uso de dinheiro em numerário e cheques);
- Startups financeiras “verdes” Green FinTech (serviços financeiros com o uso de novas tecnologias para responder aos principais desafios da sustentabilidade ambiental);
- FinTechs com produtos financeiros digitais (crédito e poupança) voltados para senhoras. Estímulo à inclusão da camada mais excluída do sistema financeiro e consequentemente mais pobre.
A participação na Sandbox terá a duração de cerca de 12 meses e cumprirá o calendário estabelecido no quadro regulatório.
Os interessados em participar podem obter o formulário de candidatura e o regulamento de participação na página de internet do Banco Central de São Tomé e Príncipe www.bcstp.st ou www.inclusaofinanceira.st ou solicitá-lo através do endereço eletrônico gif@bcstp.st. Depois de preenchido, o formulário deve ser enviado até ao dia 31 de janeiro de 2024, para o endereço eletrônico atrás referido. As propostas serão sujeitas a análise de adequação ao quadro regulatório, sendo esta a condição essencial para a seleção.