A nova Embaixadora da União Europeia (UE) no Gabão, para São Tomé e Príncipe e a CEEAC, Cécile Abadie, apresentou ontem as suas cartas credenciais ao Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova. A cerimónia teve lugar na última sexta-feira, na presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Gareth Guadalupe.
Três outros Embaixadores europeus apresentaram as suas cartas credenciais na mesma ocasião: os Embaixadores da Alemanha, da Bélgica e de Portugal. Cécile Abadie baseada em Libreville, tem mais de 20 anos de experiência profissional nas instituições europeias, no domínio das relações externas e da cooperação.
A nova Embaixadora da União Europeia reiterou o empenho da UE em prosseguir e reforçar a dinâmica da cooperação com São Tomé e Príncipe com dois objetivos: por um lado, apoiar o país na gestão dos seus principais desafios, e por outro lado reforçar o diálogo e a cooperação com São Tomé e Príncipe sobre as questões regionais, bem como ao nível multilateral.
No domínio das relações regionais e da cooperação multilateral, Cécile Abadie referiu o apoio da UE às iniciativas decorrentes da 6ª Cimeira União Europeia – União Africana em prol da paz, da segurança e da governação, de que São Tomé e Príncipe pode beneficiar plenamente.
Cécile Abadie congratulou-se com o apoio de São Tomé e Príncipe à CEEAC e à sua agenda regional, tanto para a integração regional como para a segurança marítima no Golfo da Guiné.
Ao nível bilateral, as relações entre a UE e São Tomé e Príncipe são muito dinâmicas e abrangem setores prioritários como a governação democrática e económica, a reforma e modernização do sistema judicial e a participação dos cidadãos, em particular para salvaguardar os direitos humanos e promover a igualdade de género, a transição ecológica, a ação climática e o desenvolvimento humano. A embaixadora aproveitou esta oportunidade para anunciar o desembolso de 1 150 000 EUR para apoiar a execução das reformas previstas no âmbito do apoio orçamental a São Tomé e Príncipe.
Durante a sua missão, Cécile Abadie reuniu-se com os Ministros da Justiça, da Administração Pública e dos Direitos Humanos, dos Negócios Estrangeiros da Cooperação e das Comunidades, da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, do Planeamento, Finanças e Economia Azul, bem como com o Presidente do Tribunal de Contas.
Reuniu-se igualmente com o Coordenador Residente das Nações Unidas, o Representante Residente do Fundo Monetário Internacional e as organizações da sociedade civil. Estas discussões sobre as prioridades de cooperação permitiram igualmente à Embaixadora promover a estratégia “Global Gateway“ que permite apoiar investimentos para o desenvolvimento de infraestruturas de qualidade, em parceria com as instituições financeiras europeias, bem como com o setor privado.