O ator Dério Quinto estreia a 2 de outubro o seu espetáculo “Cinzas de Falcão”, em Loulé (Portugal). A performance consiste numa viagem nostálgica às memórias das ilhas de São Tomé e Príncipe.
Dério Quinto disse que “os sons dos tambores e apitos vão conduzir-nos às lembranças dos heróis que lutaram pela sua liberdade somente podendo contar com a força dos seus corpos exaustos e os feitiços da mamã natureza.”
O espetáculo também é uma provocação, querendo demonstrar que as utopias podem se tornar realidades – “Kelembê”.
O artista contou ao STP Digital que a oportunidade para realizar este espetáculo surgiu do fruto de uma “antiga e teimosa” parceria entre a CACAU – Casa das Artes, Criação, Ambientes e Utopias, e a Associação Cultural Folha de Medronho.
Através da falecida Isaura Carvalho, esposa do João Carlos Silva (CACAU) e o João de Melo Alvim (Folha), começamos a trabalhar no projeto Escolas de Arte Performativas da CACAU, em 2014. Até a data já se montou diferentes espetáculos como “Conversas Começadas” (2014), “O Violinista” (2015).
Espetáculos que tiveram estreia nacional, e que participaram em festivais em Portugal e Brasil.
O ator revelou que a estreia de “Cinzas de Falcão” em São Tomé ainda não tem data por causa da pandemia. “Muitas coisas estão estagnadas e não consigo avançar datas. Contudo temos um monólogo a ser trabalhado, que deverá estrear em novembro ou dezembro deste ano: o espetáculo “Mionga”.”
Para Dério Quinto apresentar “Cinzas de Falcão” tem um sabor especial de conquista e gratidão. “A música “Kelembê” dos CALEMA no final da performance tem essa mensagem.”
O ator disse ainda que tem sido muito complicado ser artista no atual contexto de pandemia.
Não poder apresentar, estar fechado em casa foi muito complicado. Mas também aproveitamos este período para renovar as baterias e a estratégia. Estivemos fora do palco mas não paramos de trabalhar.
Dério Quinto nasceu em 2 de dezembro de 1995, em São Tomé e Príncipe. Desde 2014 que tem trabalhado em projetos nacionais e internacionais no teatro, cinema e televisão.