Economia S. Tomé e Príncipe

Desenvolvimentos e Perspetivas do Coco em São Tomé e Príncipe

O Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe, implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), promoverá amanhã, dia 7 de dezembro, às 9 horas, no Centro Multiusos de São João de Angolares, o evento intitulado “A Fileira do Coco em São Tomé e Príncipe – Desafios e Potencialidades”, no qual será apresentada a conclusão do intercâmbio internacional realizado no Gana. O objetivo deste intercâmbio foi apoiar o desenvolvimento sustentável da fileira do coco, proporcionando uma interação valiosa entre os produtores locais e especialistas internacionais na cadeia de valor deste produto. 

O encontro contará com a presença de diversas personalidades, incluindo o Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca (a confirmar), o Presidente da Câmara Distrital de Caué e representantes das associações de produtores de coco. Estes terão a oportunidade de partilhar suas perspetivas sobre os desafios e as potencialidades da fileira do coco em São Tomé e Príncipe. 

Intervenção do PAFAE na Fileira do Coco 

O PAFAE concentra esforços no apoio ao desenvolvimento de novas fileiras de exportação, com ênfase na cultura do coco na zona sul do país. As principais áreas de atuação incluem:  

Plantação de Coqueirais: Investimento na introdução de outras culturas, diversificando as fontes de rendimento dos produtores;  

Criação de Viveiros: Distribuição de aproximadamente 8.150 plantas de coco até à data, com a previsão de entrega de 15.000 plantas até o final do projeto  

Distribuição de Plantas e Materiais de Apoio: Fornecimento de plantas e materiais de apoio ao cultivo aos membros das associações de produtores de coco. 

Criação de Associações e Cooperativa: Estabelecimento de cinco associações de produtores de coco em diversas comunidades e, mais recentemente, em julho deste ano, a criação da primeira cooperativa de produtores de coco de São Tomé e Príncipe, denominada “Condja Damungu”. 

Construção/Reabilitação de Sedes: Apoio na construção e reabilitação das sedes das associações para a organização da produção e realização de reuniões. 

Formação dos Produtores: Treinamento sobre boas práticas agrícolas, incluindo a criação e manutenção de viveiros, técnicas de piquetagem, abertura de buracos e plantação de coqueiros. 

Apoio Organizacional: Capacitação em associativismo, cooperativismo, liderança e tesouraria para as associações e cooperativa de produtores. 

Realização de Intercâmbios: Intercâmbio nacional entre as associações de coco e cacau (CECAQ-11) e internacional no Gana, com foco na transformação e comercialização de produtos derivados do coco. 

O PAFAE é financiado pela União Europeia, co financiado pelo CAMÕES, I.P., e implementado em estreita parceria com o Ministério de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca de São Tomé e Príncipe. O projeto tem contribuído significativamente para fortalecer a economia local e criar empregos no setor das fileiras agrícolas de exportação. 

 

Sobre o Autor

Liliana Costa

Liliana Costa, 22 anos, é estudante universitária de Gestão de Empresas Internacionais na Universidade de Conventy no Reino Unido. Atualmente é estagiária na empresa Tela Digital Media Group. Apaixonada pelo mundo dos negócios, seu interesse é também nas áreas do cinema, moda e música, com foco em alimentar a sua criatividade e visão do mundo.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error: O conteúdo está protegido!!